Descubra as vantagens do atendimento via WhatsApp Business para seu negócio

Descubra as vantagens do atendimento via WhatsApp Business para seu negócio

06 July 2020

Atendimento via WhatsApp Business em conjunto com chatbots é uma das soluções mais avançadas para automatizar o relacionamento com os clientes. Separamos boas dicas para você entender como funciona.

Num primeiro olhar, o atendimento via WhatsApp Business – ainda que os chatbots sejam inseridos para dialogar com os clientes de forma automatizada – pode não parecer muito diferente da versão que usamos no dia a dia para conversar com familiares e amigos. 

Mas basta que as empresas comecem a usar o app na sua rotina de negócios para perceberem o quanto ele pode ser bem útil para atender clientes e fechar boas vendas.

Foi pensando em ajudar diversas companhias – especialmente as pequenas e médias empresas – a explorarem as vantagens do WhatsApp Business que resolvemos escrever este texto para te ajudar a compreendê-lo melhor.

Continue lendo esse post e você entenderá:

  • por que o uso do versão para empresas do WhatsApp em conjunto com chatbots é uma das formas mais avançadas e eficientes de dialogar com seus clientes;
  • como é fácil e rápido inserir o aplicativo na rotina do seu negócio e contar com uma gestão móvel e unificada de muitas conversas ao mesmo tempo;
  • de que forma o atendimento via WhatsApp apoia a gestão da sua empresa, com métricas para estratégias de vendas e a classificação de conversas.

Leia também: chatbot para WhatsApp: você já está usando?

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito desenvolvido especialmente para empresas de todos os tamanhos. Ele permite, por exemplo, criar um catálogo para exibir produtos. 

É possível ainda se conectar com os clientes de forma bem simples com recursos que automatizam, classificam e agilizam as respostas para cada mensagem.

Atendimento via WhatsApp


Combine o atendimento via WhatsApp com chatbots

Vamos direto ao ponto: o seu negócio pode se diferenciar da concorrência ao combinar o WhatsApp Business com os chatbots. Explicamos o porquê.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Grupo Croma, o WhatsApp é o app mais usado no Brasil. Por isso, é normal que as empresas estejam migrando cada vez mais para a plataforma. 

Além disso, notou-se que o app é usado no trabalho por 60% dos entrevistados: número três vezes maior do que o email, utilizado por 20%. 

Esses dados que só confirmam que não há mais motivos para deixar de usar o WhatsApp Business como ferramenta de interação com os clientes. Afinal de contas, ninguém quer ficar atrás dos concorrentes. 

Mas então como se diferenciar de tantos outros negócios que já usam o aplicativo? A resposta está justamente nos chatbots. 

Cada vez mais populares e avançados, os robôs de atendimento têm flexibilidade para operar em diversos canais de atendimento. Isso inclui o chat no site e no aplicativo, e-mail, SMS, Messenger… e, claro, o WhatsApp.

Por isso, empresas especializadas em implementar chatbots, a exemplo da New Way, podem apoiar o seu negócio a ter uma ferramenta 100% adaptada para as suas necessidades e de acordo com o perfil dos seus clientes.


Como adotar o atendimento via WhatsApp

O primeiro passo para que o seu negócio tenha o WhatsApp Business é entrar na loja de aplicativos – Google Play (Android) ou App Store (iOS) – e baixar o aplicativo. Lembre-se que ele é uma solução separada do WhatsApp tradicional. 

Assim, ao abrir o app pela primeira vez, você precisará indicar qual número de celular deseja utilizar para gerenciar o perfil no aplicativo.

Caso você resolva usar o mesmo número da sua conta pessoal, ela será desconectada do WhatsApp convencional – mas manterá seu histórico de mensagens. É possível ter duas contas diferentes no mesmo aparelho caso ele suporte mais de um chip SIM.

Porém, não é recomendado misturar número pessoal com o profissional.

Na tela seguinte, basta editar o perfil com a escolha do nome que aparecerá no app e de uma categoria para a sua empresa. Feito isso, o aplicativo estará pronto para ser usado.

Facilidades do atendimento via WhatsApp Business

Com tantas facilidades, o WhatsApp Business pode ser mais do que um aliado para as suas vendas e interações. Até mesmo negócios individuais e de menor porte podem tirar proveito de tanta praticidade que vem embarcada nessa versão do app.

Só para se ter uma ideia, é possível usar o telefone fixo para registro, contar com uma interface diferenciada que faz sugestões de mensagens e respostas automáticas e até mesmo ter acesso a métricas que te ajudam a desenhar estratégias para futuras vendas.

Personalize o WhatsApp Business

Na opção “Ajustes da empresa”, dentro do menu de configurações do WhatsApp Business, é possível inserir dados específicos que vão deixar o app do jeito que o seu negócio precisa.

Por exemplo, você pode inserir mais detalhes no seu perfil comercial. É aqui que você também pode criar um catálogo de produtos e serviços, onde há espaço para inserir não apenas imagens, mas também a descrição e o preço de cada item.

Já a opção “link curto” permite criar uma URL que pode ser inserida no seu site. Assim seus clientes terão uma opção de acesso rápido para uma janela do WhatsApp que permitirá trocar mensagens com a sua empresa.

além do que, com as “etiquetas”, você não corre o risco de se perder em meio a tantas conversas abertas ao mesmo tempo com os clientes. Esse recurso também evita que você precise adicionar contato por contato para saber quem está do outro lado da linha – ou melhor, da tela.

Por fim, você pode configurar mensagens automáticas, incluindo mensagem de ausência, mensagem de saudação e respostas rápidas. 

Dessa forma, seus clientes serão respondidos mesmo que você ou a sua equipe não estejam disponíveis naquele momento.

Leia também: tudo o que você precisa saber sobre atendimento pelo WhatsApp

As 8 principais vantagens do atendimento via WhatsApp

Para finalizar, listamos abaixo oito grandes vantagens do aplicativo para o seu negócio. Ao menos algumas delas – especialmente a última – podem ser decisivas para reter a clientela e melhorar os seus resultados.

  1. Trocar mensagens amplia as chances de vender
  2. Estar conectado fortalece as relações com os clientes
  3. Gerencie conversas com muito mais praticidade
  4. Economize ao cortar custos
  5. Comunique-se de maneira segura
  6. Facilite a vida dos clientes que procuram por você
  7. Ofereça um atendimento melhor e mais avançado
  8. Leve a agilidade dos chatbots para o app mais usado pelos seus clientes

Agora que você já sabe como usar o atendimento pelo WhatsApp business é essencial, que tal descobrir mais sobre como automatizar suas conversas usando um chatbots?

Abaixo, você tem acesso ao “Guia definitivo dos chatbots para negócios”. Lá você vai entender de vez o conceito, as vantagens e como começar a usá-los. Baixe grátis!

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