Consumidor 5.0: você sabe como atender esse perfil de cliente?

Consumidor 5.0: você sabe como atender esse perfil de cliente?

O Consumidor 5.0 possui hábitos de compra diferentes dos tradicionais e, para garantir o sucesso da sua empresa, é preciso se adaptar. Saiba como!

Você provavelmente já sabe que a internet, de forma geral, alterou a rotina de compra dos consumidores. Se antes era preciso ir de loja em loja para fazer uma pesquisa de preço, por exemplo, hoje você consegue fazer isso em questão de minutos em sites de busca.

Sendo assim, conforme as novas gerações foram surgindo, o perfil do consumidor criou novas tendências. E, assim, surge o conceito de  Consumidor 5.0.

Isto é, formado pelos nativos digitais: aqueles que nasceram, praticamente, conectados a novas tecnologias. Por isso, possuem hábitos totalmente diferentes das gerações anteriores e utilizam a internet como principal meio de compra.

Além disso, é importante entender que a covid-19 também influenciou o cenário das compras online. E, ainda de acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 62,6% dos entrevistados afirmam que continuarão fazendo compras na internet na mesma frequência mesmo após o fim da pandemia.

Dessa forma, é essencial que as empresas acompanhem as novas exigências para que não fiquem para trás. Por essa razão, vamos falar sobre todas as características do Consumidor 5.0 para que você conheça suas particularidades.

Boa leitura!

Principais características do Consumidor 5.0

Valoriza a Experiência do Cliente

A Experiência do Cliente é um dos principais atrativos de uma empresa – após a qualidade do produto/solução. E está presente em toda a jornada de compra do cliente. 

Por isso, mais do que apenas ser bem atendido, o Consumidor 5.0 exige tudo aquilo que engloba uma experiência satisfatória. Isto é, decisões rápidas e fáceis de resolver desde a pré até a pós-venda.

Aproveite a leitura para conhecer mais sobre a área de Experiência do Cliente:

Experiência do cliente: por que é importante para a imagem da sua marca

Heavy User de tecnologias

Assim como falamos no início, o Consumidor 5.0 resolve tudo pela internet. Afinal, com os smartphones podemos solucionar qualquer problema na palma das nossas mãos. Ninguém mais quer enfrentar fila de banco se temos os aplicativos, não é mesmo?

Sendo assim, é muito provável que esse perfil tenha conta em todos os canais digitais e conheça diversas tecnologias.

Por isso, é essencial conhecer o seu público e estar nos mesmos ambientes virtuais que o seu cliente!

Fidelidade

A fidelidade é a prova que o bom relacionamento entre empresas e clientes funciona. Quando a marca consegue conquistar os seus consumidores, dificilmente eles irão trocar por uma outra empresa.

Isso porque o cliente sabe que quando precisar resolver qualquer problema, pode contar com a empresa.

Considera o posicionamento da empresa

Se você acompanha algumas marcas nas redes sociais, já deve ter percebido que em alguns momentos elas deixam claro o seu posicionamento sobre determinado assunto

Um movimento recente que pode ser usado como exemplo é o #BlackLivesMatter, em que empresas do mundo todo apoiaram. Muitos podem achar que assuntos sociais não devem ser pautas de empresas.

No entanto, a geração do Consumidor 5.0 valoriza esse tipo de comportamento. E optam por empresas que se impõem. Mas, mais do que isso! Valorizam ainda mais quando colocam em prática o diálogo das redes sociais.

Rede de influência

Através da internet, ficou mais fácil criar espaços de discussão sobre qualquer assunto. Sendo assim, o Consumidor 5.0 está, constantemente, sendo influenciado e influenciando sobre produtos e empresas.

Isso porque é preferível comprar de marcas que possuem boas avaliações do que uma desconhecida. Por isso, é essencial garantir a prática dos tópicos anteriores.

Agora que você já conhece o perfil do Consumidor 5.0, nós temos uma outra dica para você. Baixe a nossa checklist sobre e-commerce e confira tudo o que a sua loja online precisa para turbinar as vendas!

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