Comunicação Omnichannel na educação: entenda a importância

Comunicação Omnichannel na educação: entenda a importância

29 March 2021

Você sabe como a comunicação omnichannel na educação pode aumentar o número de alunos, além de manter uma relação próxima mesmo durante a pandemia?

Há pouco mais de um ano, a pandemia do covid-19 mudou a rotina de praticamente todas as pessoas. Muito do que era feito presencialmente, passou a ser feito online e, para isso, as empresas precisaram se readaptar.

No segmento da educação isso não foi diferente. Afinal, as aulas agora, em grande maioria, são remotas. No entanto, antes do mundo parar, algumas universidades já ofereciam o ensino à distância.

Nesses casos, a comunicação entre aluno e instituição pode ser falha. E mais ainda se for na educação infantil, isso porque os pais precisam acompanhar todas as demandas da sala de aula, além dos avisos dos professores sobre desempenho, por exemplo.

E como tornar efetiva a relação entre escolas e ensinos superiores com os alunos e/ou pais? É o que vamos te mostrar nesse texto sobre comunicação omnichannel.

Leia também:

Como criar réguas de relacionamento por WhatsApp em instituições de ensino

O que é comunicação omnichannel?

Antes de tudo, é importante entender o que é a comunicação omnichannel. Então vamos lá!

Omni = tudo
Channel = canal

Ou seja, é uma mensagem que está em todos os canais de comunicação. Seja online (sites, e-mails, aplicativos etc), mídia offline (revistas, banners) ou comunicação interna.

Para isso, a mensagem precisa seguir o mesmo objetivo, padrão de linguagem e estética, independente do meio. Sendo assim, em todas as etapas ou setores em que o consumidor precisar entrar em contato, ele receberá o mesmo tratamento.

Além de ser necessário garantir que o público-alvo receba o conteúdo através do canal de sua escolha. E, mais do que isso, garantir que todos recebam a mesma mensagem.

Na educação, não é diferente. Por conta das diversas áreas que existem (coordenação, diretoria, financeiro, entre outros), é essencial que elas estejam alinhadas.

E uma das formas para colocar em prática, é através das plataformas de atendimento que centralizam esses diferentes pontos de contato em um único painel.

Quais as vantagens da Comunicação Omnichannel na educação?

Talvez você já tenha percebido a importância da comunicação omnichannel na educação. No entanto, existem outras vantagens ao aplicá-la. Confira!

Maior visibilidade

Depois de criar todas as estratégias e com a divulgação da marca da sua escola mantendo o mesmo padrão, é provável que as pessoas reconheçam a marca assim que baterem o olho.

Além disso, vão achar mais informações sobre a propaganda divulgada de forma mais fácil justamente por saberem onde procurá-las. Por exemplo, foi feita a divulgação de uma bolsa de estudos de até 15% para ensino médio em outdoors.

Caso não tenha dado tempo da pessoa ler por completo por causa do trânsito, ela irá facilmente achar as redes sociais para saber mais.

Diversidade de canais

Assim como falamos anteriormente, a comunicação omnichannel engloba todos os canais digitais. Ou seja: WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, e-mail e tantos outros.

E o preferido de uma pessoa nem sempre é o de todos. Dessa forma, possibilita que o aluno escolha o seu preferido para entrar em contato.

Melhora a experiência

Ao proporcionar uma experiência personalizada e interligada, cria-se uma relação de confiança entre a escola e os alunos.

Isso porque é muito mais fácil para conseguir contato, para tirar dúvidas ou para resolver um problema. E sabemos que nem todas as instituições de ensino possuem o atendimento como prioridade.

Métricas

Fazer relatórios manuais, além de ser demorado, pode apresentar falhas no resultado final. Por isso, ao automatizar esses processos, tudo o que é coletado, é armazenado e processado.

Sendo assim, fica mais fácil visualizar os dados e tomar decisões mais assertivas com base em números concretos.

Dica

Como falamos que uma das estratégias da comunicação omnichannel é a mídia online, separamos um e-book sobre redes sociais. Aprenda qual é a relevância de cada uma delas no Brasil, como criar planejamento de conteúdo e muito mais!

Start Today!

Digitize your customer service and make communication with your customers. Schedule a demonstration and get to know our product.

MKtzap Logo
mktzap logo

Jobs

We're hiring!
Check our vacancies!