Comunicação interna nas organizações: 4 livros para se inspirar

Comunicação interna nas organizações: 4 livros para se inspirar

Saiba por que a comunicação interna é importante para as empresas. E confira a indicação de 4 livros para adotar a área no seu negócio. Não deixe de ler!

Ultimamente, consumimos e criamos diversos conteúdos para conquistar novos clientes. Claro que isso é de extrema importância para a evolução das empresas. Mas não só isso!

A comunicação interna, muitas vezes, acaba em segundo plano. Por consequência, afeta a relação entre o colaborador e a empresa.

Mas é essa área que alinha os funcionários ao discurso da empresa. Dessa forma, deve-se compartilhar conteúdos e informações. Como, por exemplo, missão e valores. Além de estratégias e entregas das equipes.

Outra forma de colocar em prática, é através de reuniões constantes e feedbacks. Ou seja, engloba todos os segmentos da empresa. A partir de uma visão macro e micro do seu negócio.

Dessa forma, é possível melhorar o clima organizacional. Isso porque aproxima a relação entre os colaboradores. E, como dito anteriormente, a relação com a empresa.

Assim, os funcionários se sentem confortáveis no ambiente de trabalho. E engajados nos projetos. Como resultado, aumenta o desempenho de forma coletiva. Já que é mais agradável trabalhar em um lugar leve. Certo?

Por essa razão, listamos 4 livros sobre comunicação interna. Assim, você pode entender mais sobre o conceito. E já se programar para aplicar na sua empresa!

Leia também: Saiba como o MKTZAP contribuiu para transformar a comunicação interna da Volvo no Brasil.

4 livros para transformar a comunicação interna

1 – Como implantar uma área de comunicação interna. Autor: Paulo Clemen

A primeira indicação é a obra de Paulo Clemen. Em que ele traz conceitos da comunicação interna. Além de dicas para implementá-la em sua empresa.

O autor divide o livro em 4 capítulos. Seu intuito é levar informação através de um “guia prático”. Como o mesmo intitula a obra, já que o conteúdo é breve.

Dessa forma, utiliza uma linguagem acessível e ágil para explicar conceitos. E apresentar exemplos a fim de propor reflexões.

comunicação interna

2 – Comunicação interna: a força das empresas (Volume 2). Autor: Paulo Nassar

O segundo volume do livro é de publicação da ABERJE.

Nesse livro, Paulo Nassar reporta as estratégias de empresas que tiveram sucesso na comunicação interna.

Portanto, relata experiências de diferentes segmentos. A fim de proporcionar ao leitor conhecimentos práticos da profissão.

3 – Comunicação interna. Autoras: Fernanda Rocha, Nanci Maziero, Aline Poggi e Roberta Machado

Neste livro, as autoras buscam relatar todas as etapas da comunicação interna. Isto é, desde o planejamento até o gerenciamento desse nicho.

Desse modo, apresenta exemplos de tecnologias que garantem o funcionamento. Além de práticas como o feedback e eventos internos.

Também fala sobre as políticas e as boas práticas. A fim de garantir a efetividade da área.

4 – Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a comunicação. Autora: Marlene Marchiori

Já a última indicação de livro aborda a cultura das empresas e a comunicação organizacional. Dessa forma, estabelece uma relação entre as duas etapas para que estejam alinhadas.

Afinal, é necessário que a cultura esteja sempre em evidência nos comunicados. Por isso, a autora busca conceituar e dar exemplos práticos.

Esses são alguns livros que podem guia a sua empresa a adotar a área. Mas antes de tudo, é necessário entender que o mais importante é manter conexão com os colaboradores.

Para finalizar, indicamos o nosso Webinar sobre transformação em RH. Através dele, é possível conhecer ainda mais sobre cultura e inovação.

Employee experience

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo