Como um chatbot pode melhorar a satisfação do seu cliente?

Como um chatbot pode melhorar a satisfação do seu cliente?

A satisfação do cliente é uma métrica importante a ser medida em um atendimento. Garantir a satisfação é um dos principais objetivos de qualquer estratégia de vendas. 

Isso acontece porque os consumidores estão cada vez mais exigentes e qualquer erro da sua equipe pode gerar muita dor de cabeça para sua empresa e vantagens para a sua concorrência. Isso porque, uma pesquisa publicada no site Super Office revela que conquistar clientes novos pode ser até 25 vezes mais caro do que fidelizar um cliente que já realizou uma compra.  

Assim, o cenário exige que a qualidade no atendimento seja a melhor possível para que o seu negócio não apenas sobreviva, como também se destaque. Desse modo, os chatbots surgem como uma solução para aprimorar a comunicação das empresas e tornar os processos de vendas e de atendimento mais efetivos

Mas como um chatbot pode te auxiliar? Neste artigo a gente te conta como o uso de chatbots podem melhorar os índices de satisfação dos seus clientes. Boa leitura! 

Realize atendimentos ágeis para garantir a satisfação do cliente

A agilidade no atendimento é um dos motivos mais relevantes para o uso dos chatbots.

Em caso de empresas que sofrem com longas filas de espera no chat, Whatsapp e canais como Facebook e Telegram, o chatbot é um ótimo aliado para resolver esses problemas. Tenha chatbots que respondam questionamentos, acessem o histórico do cliente e transfiram as demandas mais complexas para um atendente humano.  

Tenha um atendimento virtual humanizado 

Essa tecnologia já faz parte da rotina de grandes empresas com o objetivo de reduzir custos,acelerar processos e resolver desafios que assistentes virtuais conseguem com tranquilidade. 

Dessa forma, uma equipe de atendimento virtual bem preparada consegue negociar com vários clientes ao mesmo tempo e gerar mais lucros para seu negócio. 

Assim, é importante destacar que os chatbots são configuráveis de acordo com rotinas predefinidas

Ou seja, é fundamental que a equipe de vendas esteja alinhada com os processos de negócio e saiba ajustar os canais de mensagens a partir das demandas dos clientes. 

Outro ponto importante é a qualidade do atendimento, uma vez que muitas informações podem ser encontradas com apenas uma pesquisa. Assim, os clientes precisam perceber que a empresa está sempre disponível e os valoriza. 

Resoluções rápidas para reclamações melhoram a satisfação do cliente

Você sabia que 60% dos consumidores desistem da compra por mau atendimento? A pesquisa é da operadora de cartão de crédito American Express.

As experiências negativas com atendimento geram grande parte da insatisfação dos clientes.

Assim, ter uma equipe preparada para resolver todas as pendências e reclamações é muito importante e os chatbots oferecem um grande apoio nesse ponto. 

Por meio do histórico de vendas, eles conseguem identificar quais são os itens mais problemáticos e passíveis de reclamação. 

Assim, a automatização de uma rotina pode ser muito menos custosa do que para um atendente humano. 

As informações geradas pelos chatbots podem retroalimentar os processos de vendas e melhorar as estratégias do seu negócio continuamente. 

Aperfeiçoe o pós-venda 

O pós-venda consiste no gerenciamento do relacionamento com o cliente, para que eles voltem a consumir de você e não procurar outras marcas. 

Nesse caso, os chatbots podem auxiliar em demandas como a de consultar o cliente se o produto já chegou, quais foram as impressões, se ele possui alguma dúvida e para manter um relacionamento após esse processo, como parabenizar em aniversários, por exemplo. 

Mas como escolher o chatbot ideal? 

Transforme o relacionamento com o seu cliente com o MKTZAP, a plataforma de relacionamento digital desenvolvida pelo grupo New Way

Com o MKTZAP a sua empresa, independente do porte ou segmento, pode centralizar todo o atendimento  via canais digitais em apenas uma plataforma. 

Com a ferramenta você pode: 

  • Realizar atendimento virtual 100% personalizado
  • Ganhar agilidade no atendimento com conversas pré-programadas 
  • Criar conexões reais com seu público para melhorar o seus resultados 
  • Ter acesso aos melhores canais de atendimento 
  • Responder os seus clientes 24h por dia com os agentes virtuais 

Como você pode perceber, com o MKTZAP é possível  ter todas as vantagens do atendimento com chatbots e aumentar a satisfação do seu cliente. 

Agora que você já conhece a importância dessa tecnologia, que tal implementá-la na rotina da sua empresa? Clique aqui e agende um bate-papo com a gente.

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