Chatbots na saúde: descubra 4 funções que podem exercer

Chatbots na saúde: descubra 4 funções que podem exercer

15 July 2020

Os chatbots na saúde estão cada vez mais sendo usado para agilizar processos e ganhar tempo em diversas situações. Em uma área a qual o tempo pode ser fator decisivo, os bots se tornam essenciais.

Uma coisa é certa: quando precisamos de atendimento médico ou queremos sanar alguma dúvida sobre o que estamos sentindo, o tempo faz diferença. E é por isso que os chatbots para a saúde estão tornando-se relevância dentro da área.

Decerto, os assistentes virtuais estão auxiliando médicos e pacientes em diversas frentes. Isso porque eles são especialistas em realizar atividades repetitivas em um curto espaço de tempo.

Desta forma, é possível automatizar desde um simples agendamento até a sinalização de um problema urgente. Consequentemente, os profissionais da área ganham tempo com atividades que mais complexas e que exigem atenção.

Graças às aplicações surpreendentes dos chatbots, a empresa de pesquisa Grand View Research estima que o mercado global chegará a US$ 1,23 bilhão até 2025.

A fim de esclarecer a revolução dos chatbots na saúde, neste texto falaremos:

  • O que são chatbots
  • Quais principais funções dos chatbots na saúde
  • Vantagens do uso de chatbots na área da saúde

O que são chatbots?

Os chatbots, ou assistentes virtuais, são softwares que simulam diálogos humanos e são capazes de conversar com usuários em diversos canais.

Isso vale para o chat online hospedado no seu site e também para apps populares como WhatsApp, Messenger e Telegram, por exemplo.

Por conta da agilidade e da disponibilidade 24/7, os chatbots ganharam popularidade nos últimos anos. 

Por isso, eles têm sido usados em empresas dos mais variados segmentos para atendimento ao cliente, vendas de produtos, agendamento de reuniões, entre outros.

Para entender melhor, acesse o conteúdo: O que é chatbot? Entenda de vez o conceito e como funciona

Veja nosso case de sucesso na área da Saúde!


Quais as principais funções dos chatbots na área da saúde?

Embora os chatbots possam exercer diversas funções na área da saúde, neste artigo vamos destacar as principais. Aquelas que beneficiam tanto equipes médicas, quanto profissionais ligados à área bem como os pacientes.

Em resumos, são elas:

  • Enfermeiros virtuais
  • Conselheiros de saúde
  • Assistentes de triagem
  • Atendentes digitais

1- Enfermeiros virtuais

Os chatbots podem ser programados para responder às principais dúvidas dos pacientes, com o auxílio da Inteligência Artificial (IA). Desse modo, com um menu personalizado, é possível planejar perguntas mais frequentes para doenças mais comuns.

Assim, os pacientes podem sanar as principais indagações e, caso necessário, são encaminhadas para uma consulta médica – tanto presencial quanto virtual. O que traz comodidade ao paciente e também agiliza o trabalho de triagem.

2- Conselheiros de saúde

Sabe aquelas doenças crônicas como, por exemplo, Diabetes e Asma? Então, elas precisam de um tratamento constante que podem durar a vida toda. E um dos grandes desafios é fazer com que os pacientes sigam as recomendações diárias.

Com toda a certeza, ter um chatbot que seja programado para enviar alertas sobre horários dos remédios, dieta adequada ou para lembrar de algum exercício, é interessantíssimo. Além de que é possível enviar essas mensagens pelo canal que o paciente preferir, como no WhatsApp, por exemplo.

3-  Assistentes de triagem

Lembra que comentamos que quando o assunto é saúde, qualquer tempo ganho é válido? Então, um chatbot pode ser configurado para fazer a triagem em pronto-socorros, e assim agilizar o atendimento.

Devido às configurações avançadas e o auxílio de IA, se consegue realizar as primeiras perguntas aos pacientes que chegam na emergência. Assim, caso haja casos mais complicados, a pessoa pode ter prioridade antes mesmo de ser chamada para a pré-avaliação.

4- Atendentes virtuais

Uma das atividades que exige bastante dos profissionais é na hora de marcar atendimento ou agendamento de exames. Assim, devido a alta demanda, consultórios, clínicas e laboratórios que usam apenas o telefone para essa finalidade, costumam ter seus atendentes sobrecarregados.

Mas, com os diversos canais digitais e o auxílio dos chatbots, é possível automatizar esses processos e diminuir fila de espera ou mesmo linhas telefônicas congestionadas. Garantindo clientes mais satisfeitos e equipes reduzidas.

Aqui na New Way temos diversos clientes da área da saúde, como a Unimed Bauru que obteve resultados positivos com o uso de chatbots para exames e consultas. Veja neste artigo um pouco dessa história.

Vantagens do uso de chatbots na saúde

Você deve ter percebido até aqui que os chatbots são ótimas estratégias para auxiliar, nós humanos, em atividades repetitivas. Muitas das quais nos fazem desperdiçar tempo, trabalho e até dinheiro.

No caso da área de saúde, eles são fundamentais porque, em alguns casos, qualquer minuto pode salvar vidas. 

Portanto, contar com algumas tarefas automáticas, faz as ações serem mais ágeis e diminui a margem de erro-  já que os profissionais estarão focados no que realmente é necessário.

Assim, em resumo, notamos que os chatbots em geral podem oferecer:

  • Disponibilidade de atendimento 24/7
  • Atendimento em diversos canais
  • Interação em tempo real
  • Comunicação personalizada
  • Agilidade na triagem
  • Assistentes pessoais

Agora que você entendeu a importância da adoção de chatbots na saúde, e sentiu interesse em compreender melhor sobre esse universo. 

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