Chatbots em telecom: saiba o que fazer antes de adotá-los

Chatbots em telecom: saiba o que fazer antes de adotá-los

28 August 2020

São diversos os desafios enfrentados pela indústria de telecomunicação, mas com a implementação de tecnologias como as dos chatbots, muitos aspectos vêm sendo transformados. Confira os principais!

Os chatbots já estão sendo adotados por empresas de todos os segmentos e tamanhos, e nas de telecomunicações não poderia ser diferente. Afinal, um dos principais objetivos de qualquer negócio é otimizar e melhorar sempre qualquer processo.

Por isso, os principais players adotaram rapidamente bots com Inteligência Artificial embarcada para melhorar a experiência do cliente, aumentar a eficiência do call center, reduzir os custos operacionais e detectar anomalias de rede e atividades fraudulentas, por exemplo.

Com isso, o segmento pode focar bastante em duas principais frentes: suporte e experiência do cliente. Já que aqui no Brasil as empresas que mais recebem reclamações são a desse segmento.

Portanto, embora haja diversas vantagens é preciso destacar alguns pontos importantes para deixar sua empresa preparada para aproveitar ao máximo essa tecnologia. Aqui, neste texto, vamos falar um pouco mais sobre isso.

Leia também? Como melhorar a experiência de telecom 

Considerações a serem tomadas antes da implementação de chatbots

Se atente às expectativas de seus consumidores

Os consumidores modernos são conhecedores de tecnologia e têm grandes expectativas das marcas com as quais interagem. O setor de telecomunicações tem uma frequência crescente de interações entre clientes e provedores.

Quanto mais jovens são as gerações, mais eles usam dispositivos e exigem serviços instantâneos e personalizados 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Dessa forma, esse novo enfoque impactará o setor onde reduzir a rotatividade de clientes é essencial e onde produtos e serviços muito semelhantes levam a um cenário altamente competitivo.

Tenha como meta a experiência do seu cliente

Tal é a influência do atendimento ao cliente, que um terço dos consumidores questionaria sua lealdade a uma marca não atendesse às suas expectativas. 

Da mesma forma, as empresas de telecomunicações que oferecem jornadas excepcionais ao cliente têm maiores taxas de recomendação, retenção de clientes, receita e uma maior probabilidade de fazer vendas cruzadas e fornecer serviços adicionais a seus clientes.

A importância de otimizar os call centers e o suporte ao cliente é incontestável. No entanto, implementar mudanças e manter serviços ao cliente líderes de mercado exige preparação – tanto em treinamentos quanto em estudos do seu público.

Assim, as telecomunicações devem estar bem equipadas para implementar as soluções adequadas e fazer as escolhas certas para garantir que seus serviços atendam às necessidades dos clientes e as mantenham a frente!

chatbots para telecom wow

Comece pela área que mais precisa de atenção

Como comentamos anteriormente, uma das frentes que mais exigem das empresas de telecom é o suporte. Por isso, uma ideia interessante é começar a implementação por aí. 

Procedimentos típicos de call center, como resolução de perguntas frequentes, verificação e atualização de uma conta e gerenciamento de reembolsos, podem ser realizados com a adoção de chatbots – o que aumenta a agilidade e libera seus operadores para atividades mais complexas.

Dessa maneira, sua empresa oferecerá um suporte a qualquer hora e em qualquer lugar. Isso não é benéfico apenas para os clientes que podem ter suas dúvidas resolvidas 24 horas por dia, 7 dias por semana, mas também para seu time. 

Afinal, eles não precisarão se preocupar com filas de clientes mau humorados – e com razão – pela demora na resposta. Além , claro, de economizar já que os chatbots atenderão mais pessoas em menos tempo. 

De acordo com a Deloitte, 40% dos executivos de Telecom, Mídia e Tecnologia confirmam que tiveram economias “substanciais” graças às tecnologias cognitivas.

Benefícios dos chatbots em telecomunicações

Até aqui deu pra entender que, o uso de chatbots é bastante importante para o segmento de telecom, principalmente no que se refere a agilidade no atendimento. Mas , para reforçar ainda mais, trouxemos alguns outros pontos bastante interessantes:

Agora que você já teve uma ideia de como “organizar a casa” com os principais pontos que você precisa avaliar antes de adotar um bot. Te convidamos a ler um pouco mais sobre essa tecnologia que está se tornando cada vez mais essencial em telecomunicação e em todos os segmentos.

chatbots para telecom negócios

Start Today!

Digitize your customer service and make communication with your customers. Schedule a demonstration and get to know our product.

MKtzap Logo
mktzap logo

Jobs

We're hiring!
Check our vacancies!