Chatbot para WhatsApp Business: vantagens e como criar

Chatbot para WhatsApp Business: vantagens e como criar

Aprenda como criar um chatbot para WhatsApp Business e aproveite todas as vantagens dessa ferramenta.

O WhatsApp Business, versão profissional do WhatsApp, é um excelente aplicativo para ser usado na sua empresa. Afinal, essa ferramenta oferece várias funcionalidades para o dia a dia. Para aproveitar ainda melhor o app, é possível utilizar o chatbot para WhatsApp Business. Por isso, confira agora como criar e todas as vantagens que eles oferecem.

O que é Chatbot?

Antes de entender mais sobre as vantagens e o uso do chatbot para WhatsApp Business, é importante saber o que é essa ferramenta. Basicamente, o chatbot é um software usado para gerenciar as conversas com pessoas. Sendo assim, esse robô, quando bem configurado, usa a inteligência artificial para deixar os diálogos ainda mais fluidos e humanizados.

Dessa maneira, o chatbot consegue interagir de forma mais assertiva, com rapidez e objetividade e, independente do canal que a empresa utiliza, são criadas conversas bem estruturadas. Assim, é possível solucionar as dúvidas do cliente, além de oferecer os produtos, realizar cadastros, entre outras atividades.

Quais as vantagens do uso do chatbot no WhatsApp Business?

O WhatsApp Business já oferece muitos recursos para a sua empresa, mas com o uso dos bots, o rendimento é ainda melhor. Confira os benefícios dos chatbots nesse aplicativo.

Atendimento full-time com chatbot para WhatsApp Business

O atendimento realizado com chatbot funciona 24h por dia e 7 dias por semana. Dessa maneira, os clientes não vão esperar muito, o que evita desistências e perda de tempo. Sem falar que, nessa primeira etapa da conversa, o bot consegue responder às dúvidas mais simples.

Redução de custos

Imagine ter que montar uma equipe para responder centenas de mensagens diariamente e a qualquer momento. O custo seria muito alto e, com certeza, em algum momento, todos ficariam ocupados. Com o bot, você consegue ter uma equipe menor, mais bem preparada para os contatos e focada em ações mais estratégicas.

Melhora no atendimento

Sem dúvidas, o uso do chatbot melhora o seu atendimento. O bot consegue fazer uma triagem ágil ou responder questões repetitivas e, com isso, sua equipe consegue atender a todos com mais velocidade, fazendo uma boa gestão dos contatos para solucionar os problemas rapidamente.

Atividades otimizadas

O seu time de atendimento não vai mais perder tempo com tarefas menos importantes ou simples. O chatbot consegue lidar muito bem com isso, o que fará com que a sua equipe otimize as atividades e participe das conversas quando for o momento ideal.

Boas práticas de uso do chatbot para WhatsApp Business

Para aproveitar bem essas vantagens, é importante ter algumas boas práticas com o seu chatbot. Afinal, caso você não use da forma correta, poderá ter problemas, como a perda de clientes, por exemplo. Confira algumas dicas.

  • Fale somente com clientes cadastrados: evite mandar mensagens para qualquer número. Além de gerar o spam, você pode perder um lead por estar incomodando a pessoa;
  • Seja objetivo: não envie mensagens longas ou repetidas. Isso também não é algo agradável, sem falar que pode irritar ou também gerar uma desistência do cliente;
  • Cuidado com o horário: configure o seu bot para enviar mensagens, preferencialmente, em horário comercial. Contatos de madrugada, muito cedo ou na hora do almoço podem não ser lidos ou, mais uma vez, gerar um incômodo;
  • Bot mal configurado: entenda o cliente e configure um bot para falar com ele de acordo com a persona definida da forma mais precisa. A linguagem equivocada e erros de português são falhas bem comuns.

Leia mais: Mensagens para WhatsApp Business: exemplos e como automatizar? 

Como criar e configurar um chatbot para WhatsApp Business?

Antes de tudo, é importante saber se você já tem a sua conta ativa do WhatsApp Business. Se ainda não tiver, clica nesse link, que a gente te ensina a configurar a sua conta direitinho. Agora, se já tem o seu perfil, é só seguir por aqui.

Então, para criar e configurar um chatbot, nós da New Way podemos te ajudar nessa missão, por meio do Mktzap, nossa solução digital de comunicação automatizada. A nossa plataforma integra sete canais de comunicação, como Instagram, WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, e-mail, SMS e WebChat em uma mesma tela, com o auxílio de chatbots. 

Dessa maneira, é possível gerenciar essas conversas com os clientes por meio de um mesmo painel.  Isso aprimora e otimiza o trabalho da sua equipe e eleva a satisfação do seu cliente ou lead. Por isso, não deixe os clientes esperando por respostas, conheça os planos do Mktzap e responda o seu público em tempo integral, com o auxílio de chatbots, 7 dias por semana, 24 horas por dia.

Quanto custa um chatbot para WhatsApp Business?

O Mktzap é ideal para empresas pequenas, médias e grandes e possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Aproveite que você aprendeu como criar e configurar o chatbot para WhatsApp Business e impulsione o seu negócio. Entre em contato com um de nossos consultores e solicite uma cotação.

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