Chatbot para recrutamento e seleção: conheça 4 vantagens

Chatbot para recrutamento e seleção: conheça 4 vantagens

O chatbot para recrutamento e seleção é um ótimo recurso para encontrar colaboradores. Conheça 4 vantagens de usar essa ferramenta no seu RH.

Inicialmente, no processo de recrutamento, agilidade, eficiência e precisão são fundamentais para atrair e selecionar os melhores talentos. Nesse sentido, os chatbots surgem como uma solução inovadora e que está revolucionando a forma como as empresas conduzem suas atividades de contratação. Conheça agora as 4 vantagens de usar os chatbots para recrutamento.

O que são os chatbots?

De uma forma geral, o chatbot é um software que gerencia conversas entre robôs e pessoas. Para que as comunicações sejam as melhores possíveis, essa ferramenta vai se aperfeiçoando por meio da inteligência artificial. Além disso, o bot consegue simular muito bem as conversas como se fosse um ser humano.

Assim, é por esse motivo que muitas pessoas não percebem que estão sendo atendidas por uma máquina, afinal, esse é exatamente o objetivo. E é bem capaz de você já ter entrado em contato com um robô e nem ter percebido isso, principalmente se ele tiver sido muito bem configurado.

Portanto, independente do canal digital utilizado, com um software de atendimento é possível manter conversas fluidas com as pessoas, tendo um contato humanizado, direto e otimizado.

E como um chatbot funciona?

Um chatbot pode atuar de duas formas: com conversas pré-programadas (e mensagens automáticas bem definidas pelo seu time). Assim, essa configuração de contatos pré-definidos passa a ser executada e todas as mensagens seguem os fluxos previamente elaborados.

Ademais, a outra forma é por meio do aprendizado da Inteligência Artificial, que foi o caso que explicamos no tópico anterior. Assim, o bot vai se aperfeiçoando a partir das interações feitas antes, o que melhora o seu funcionamento, já que ele consegue observar comportamentos e otimizar as ações.

Seja por um ou por outro, o chatbot consegue orientar o candidato de maneira precisa, o que vai melhorar de forma considerável o seu processo de recrutamento.

Como um chatbot para recrutamento e seleção ajuda?

No contexto do recrutamento, os chatbots podem desempenhar um papel fundamental, ajudando o setor de Recursos Humanos a otimizar suas atividades e melhorar a experiência dos candidatos.

Além disso, eles atuam como assistentes virtuais que podem responder prontamente a perguntas, fornecer informações atualizadas e orientações aos candidatos, além de realizar a triagem inicial e direcionar os candidatos qualificados para a próxima etapa do processo.

Com um chatbot no RH, é possível automatizar tarefas repetitivas, economizar tempo e recursos, e garantir uma comunicação ágil e consistente com os candidatos em todas as etapas do processo seletivo.

4 vantagens de usar o chatbot para recrutamento e seleção

Os chatbots no recrutamento vão trazer muitos benefícios para o dia a dia da sua empresa, em especial do seu time de RH. Confira algumas dessas vantagens.

Eficiência e agilidade

Um dos principais benefícios de ter um chatbot no recrutamento é a melhoria na eficiência e agilidade do processo. O chatbot pode responder instantaneamente às perguntas dos candidatos, realizar a triagem inicial com base em critérios predefinidos e encaminhar apenas os candidatos qualificados para a próxima etapa. Isso reduz a carga de trabalho dos seus recrutadores, que podem se concentrar em tarefas mais estratégicas, como entrevistas e análise de competências;

Personalização e engajamento

Com um chatbot no recrutamento, é possível oferecer uma experiência mais personalizada aos candidatos. Os chatbots podem ser programados para coletar informações sobre os inscritos, como suas habilidades, experiências e preferências, e fornecer recomendações e oportunidades que se alinhem com seus perfis. Além disso, ainda é possível manter esses potenciais colaboradores informados sobre o andamento do processo seletivo, enviar lembretes e estabelecer um canal de comunicação interativo, o que aumenta o engajamento e a satisfação dessas pessoas;

Redução de erros durante a seleção

Ao utilizar um chatbot no recrutamento, é possível reduzir erros e falhas que podem ocorrer durante o processo de seleção. Os chatbots seguem critérios objetivos e imparciais para a triagem inicial, garantindo que todos os candidatos sejam avaliados de forma consistente e justa. Além disso, eles eliminam a possibilidade de erros humanos, como o esquecimento de responder a uma pergunta ou analisar erroneamente um currículo; 

Análise de dados e insights do seu chatbot para recrutamento e seleção

Analisar os dados é um ponto muito relevante, ainda mais quando o assunto é a área de Recursos Humanos. Com o chatbot, é possível coletar e analisar dados em tempo real. Afinal, com eles você consegue registrar interações, respostas dos candidatos e outras métricas relevantes, fornecendo insights valiosos sobre o desempenho do processo seletivo, as preferências dos candidatos e as áreas de melhoria. Esses dados podem ser utilizados para ajustar a estratégia de recrutamento, identificar tendências e tomar decisões mais embasadas.

Como foi possível perceber, o chatbot no recrutamento vai transformar o dia a dia da sua equipe de recrutamento. Agora, basta fazer a configuração dos bots e começar a operar. Para isso, você pode contar com uma empresa especialista no assunto, conheça a New Way!

Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way

A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp Business, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.

Dessa forma, os membros do seu time com certeza vão se adaptar rapidamente a ela, facilitando o trabalho diário. Além disso, você conta com um ótimo relacionamento ao cliente e facilidade e simplicidade na utilização do produto. Sem contar com a segurança, estabilidade e a centralização dos seus canais em uma só tela.

E agora que você conhece as vantagens de usar um chatbot no recrutamento, chegou a hora de começar a utilizar esse recurso. Fale agora com um de nossos especialistas. Solicite já uma cotação e se surpreenda com nossos preços, compatíveis com o mercado, mas com planos muito mais robustos.

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo