O que é Big Data? Entenda para o que serve

O que é Big Data? Entenda para o que serve

Saiba a importância do Big Data para a coleta de dados da sua empresa e melhore seus resultados

A transformação digital permitiu às empresas revolucionarem o formato dos trabalhos e simplificarem tarefas antes complexas através da automação de processos.

Com isso, um grande volume de informações passou a ser gerado todos os dias. E, para coletá-las e analisá-las, exigia-se muito tempo. Afinal, com a internet, diferentes dados circulam o tempo todo.

Sendo assim, novos sistemas e ferramentas foram desenvolvidos para garantir que esses dados não fossem interpretados de forma errada. Além disso, em demandas complexas existe o risco de “deixar passar” alguma informação importante, apenas com o olhar humano.

E o Big Data é uma dessas tecnologias. Por isso, vamos te mostrar o que ela oferece e quais as vantagens de utilizá-la.

Boa leitura!

O que é Big Data?

Nesse sentido, o Big Data ganha relevância da forma como conhecemos hoje. Isto é, apesar de já existir há algum tempo, foi ressignificado para interligar as informações presentes nos bancos de dados de servidores e empresas. 

Em outras palavras, é possível que os dados sejam cruzados entre si.

Dessa forma, além da coleta, serve também como uma estratégia de análise. Isto é, os números podem ser determinantes para as próximas ações da empresa de forma eficaz.

Isso porque o grande volume de informações nos permite entender o perfil do nosso público. E, assim, conhecer exatamente quais são os seus gostos e tendências de consumo.

Os 5 V’s do Big Data

Atualmente, o Big Data possui 5 pilares. São eles:

Volume

Assim como falamos no decorrer do texto, a base do Big Data se refere ao grande número de dados. Afinal, aproximadamente 4 bilhões de pessoas possuem acesso à internet.

Dessa forma, conseguimos imaginar a quantidade de dados gerados diariamente, certo?

Ou seja, o Big Data atua para armazenar e interpretar todas essas informações.

Velocidade

A análise de dados manual demanda tempo e esforço do profissional. Além disso, como citamos acima, ainda existe o risco de perder uma informação importante.

Por isso, o processamento do Big Data é ágil e deve gerar análises quase que instantâneas. Assim, influencia também na rapidez das tomadas de decisão.

Veracidade

São infinitas informações que circulam na internet. Justamente por isso, os dados precisam ser relevantes e atuais para que façam sentido para a análise que se deseja.

Variedade

Existem diferentes fontes de dados: redes sociais, aplicativos, cookies quando acessamos determinado site. Por isso, ao juntá-los manualmente, podemos perceber que cada um possui um formato diferente.

Sendo assim, o Big Data também é responsável por organizá-los em formato padrão para facilitar a análise.

Valor

Já o valor refere-se, basicamente, às informações úteis. Ou seja, aquelas que são realmente relevantes para o seu negócio naquele momento. Afinal, de nada adianta tantos dados se, no fim, eles não são usados.

Dessa forma, é preciso entender o objetivo para direcionar a coleta de dados de forma certeira.

Agora que você já conhece o conceito de Big Data, baixe nosso e-book sobre gestão e dados. Aprimore seus conhecimentos nesta área!

e-book gestão e dados

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo