Automação no e-commerce: 6 atividades para serem otimizadas já

Automação no e-commerce: 6 atividades para serem otimizadas já

03 September 2020

A automação no e-commerce quando bem planejada e executada pode trazer grandes benefícios para toda a empresa. Afinal, com tecnologias disponíveis hoje, é possível fazer mais com menos. Descubra 6 atividades que você pode automatizar.

É fato que a pandemia da covid-19 tem transformado os hábitos do brasileiros, intensificando as compras online. Com o aumento do fluxo, a adoção da automação no e-commerce se tornou fato obrigatório, já que é preciso tornar os processos cada vez mais ágeis para dar conta da demanda.

De acordo com uma pesquisa do Compre&Confie, esse novo jeito de consumir ganhou tanta força que fez o e-commerce crescer 71% entre os meses de fevereiro e maio deste ano. Assim, o setor chegou a faturar R$27,3 bilhões, comparando com o mesmo período do ano passado.

Apesar de todo esse crescimento, há ainda muitos consumidores receosos, devido à segurança no site, tempo de resposta para uma solicitação, demora na entrega, entre outros fatores.

E isso pode ser confirmado pela pesquisa da Social Miner em parceria com a Opinion Box que aponta algumas tendências do consumo pós-pandemia. Segundo os resultados, 38% consideram uma compra negativa pelo fato do pedido chegar atrasado. Já 28% apontam falha no atendimento, suporte e resolução de problemas um problema.

Sendo assim, para atingir resultados interessantes e se destacar em meio a diversas lojas online,é preciso exercer o Customer centric, isto é, pensar no cliente no centro de todas as atividades. Isso inclui rapidez, agilidade e segurança.

Por isso, a automação no e-commerce é imprescindível para que todos esses pontos sejam bem trabalhados. Portanto, neste texto, vamos falar sobre as principais atividades que podem ser otimizadas e que vão garantir ganhos expressivos para seu negócio online.

Leia também: Plataforma de atendimento ao cliente para e-commerce – descubra as vantagens

Principais atividades para automatizar no seu e-commerce

  • Gestão de estoque
  • Processamento de pagamentos
  • Rastreamento de pedidos
  • Processo de precificação
  • Estratégias de marketing
  • Atendimento ao cliente

1- Gestão de estoque

Quando o e-commerce ainda é pequeno e não contempla um alto número de vendas, ainda é possível fazer a gestão e o controle do estoque em uma planilha manualmente. Porém, quando as compras começam a crescer é preciso pensar em uma nova estratégia.

A fim de evitar disponibilizar produtos que já não estão mais em estoque, vendas duplicadas e todos os problemas decorrentes desses erros, é preciso investir na automação. Dessa forma, com uma ferramenta associada à plataforma, é possível controlar automaticamente tudo que entra e sai.

Além disso, é possível também que seu time de vendas seja avisado quando um determinado item estiver acabando. Assim, com essa antecedência, evita-se que seu melhor produto fique indisponível.

2- Processamento de pagamentos

Como comentamos anteriormente, um fator bastante importante para qualquer consumidor que deseja consumir online é a segurança. Afinal, trata-se do envio de informações sensíveis, como dados pessoais e de pagamento, além do valor da compra em si.

Portanto, investir na automação do processamento de pagamentos por meio de robôs, por exemplo, tende a diminuir qualquer erro humano. Fora que com um sistema antifraude que usa a criptografia para manter os dados seguros, pode garantir tranquilidade até para o time operacional.

Com todas essas tecnologias, fica cada vez mais difícil ter um sistema de pagamento fraudado, além de tornar a operação bem mais rápida. Consequentemente, proporcionará uma boa segurança aos seus clientes.


chatbots para automação no e-commerce

3- Rastreamento de pedidos

Um fator bastante importante que até foi mencionado acima, é o descontentamento de consumidores quando o produto chega atrasado. Embora seja muito desagradável, existe uma maneira de amenizar a situação quando necessário ou evitá-la completamente.

E isso pode ser feito com a automação do rastreamento de pedidos já que, no segundo em que o seu cliente efetuar uma compra, ele receberá uma notificação – seja por WhatsApp,SMS ou mesmo e-mail – sobre o status do pedido.

Dessa maneira, ele acompanhará em tempo real todo o trajeto e, caso haja algum contratempo no meio do caminho, saberá com antecedência, pois seu sistema irá alertá-lo com uma mensagem de aviso.

4- Processo de precificação

A automação nos processos de precificação tem como objetivo permitir que o gestor configure valores mínimos e máximos para cada produto. Isso porque essa variação leva em conta o comportamento do mercado que seu negócio atua, tornando os preços mais compatíveis e competitivos.

Com isso, seu site sempre vai chegar em um preço que não afete sua operação, mas que seja mais atrativo que todos seus concorrentes – ainda mais se você estiver operando em um marketplace.

5- Estratégias de marketing

Quem tem um negócio, seja virtual ou físico, sabe da importância do marketing – tanto para atração quanto para vendas e mesmo depois, para relacionamento. Com toda a certeza, a internet trouxe muitos benefícios para lançar e consolidar uma marca junto ao seu público por meio de estratégias digitais.

Por isso, é importante buscar ferramentas que automatizam estratégias de marketing como, por exemplo, o envio de newsletters, e-mails marketing e personalização de anúncios. Afinal, no marketing digital é possível saber os dados do seus clientes quais são seus reais interesses.

Assim, fica mais fácil personalizar a comunicação e o relacionamento para tornar a marca mais próxima e levar valor para aquele público, de uma forma rápida e automática.

6- Atendimento ao cliente

Uma frente bastante importante para quem tem um e-commerce é a do atendimento ao cliente. Afinal, normalmente surgem dúvidas diárias quanto a algum produto ou serviço disponibilizado no site ou app. Além de problemas  que precisam ser solucionados como envio de segunda via do boleto, atraso nas entregas e por aí vai.

Para garantir uma boa experiência para seu cliente, é importante automatizar todas as atividades repetitivas que podem ser atendidas por um assistente virtual. E a boa notícia é que cada vez mais os chatbots estão com a linguagem mais parecida com a dos humanos.

Assim, as interações ficam mais ágeis e o time de atendimento focado em assuntos mais complexos. Com isso a chance de resolver a solicitação no primeiro atendimento é alto, além de diminuir tempo e fila de espera.

Benefícios da automação no e-commerce

Até aqui você já percebeu o quão importante é adotar automações para facilitar o dia a dia do seu e-commerce.E para completar, queremos citar alguns dos principais benefícios vistos por empresas que fazem esse investimento. São eles: 

  • Redução de falhas operacionais
  • Melhor controle de processos
  • Campanhas de marketing mais assertivas
  • Diminuição nos gastos
  • Melhoria na experiência do cliente
  • Análise de dados
  • Rapidez nas interações

Agora que está claro os principais benefícios e atividades que a automação no e-commerce proporciona, queremos te convidar a conhecer nossa plataforma de relacionamento digital, o MKTZAP, que tem ajudado diversos e-commerces no atendimento aos seus clientes.

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