Atendimento automatizado para bancos: quais as vantagens?

Atendimento automatizado para bancos: quais as vantagens?

O atendimento automatizado para bancos traz diversas vantagens e facilidades. Pois a utilização desse tipo de atendimento melhora processos, facilita o acesso e fideliza clientes.

A princípio, quando se pensa em ter atendimento em algum banco, logo associamos a pegar filas enormes e esperar demais. Ao mesmo tempo, os bancos digitais, que possuem uma estrutura totalmente online, vieram para ficar e caíram no gosto do consumidor.

Contudo, instituições financeiras de todos os tamanhos têm investido em um atendimento automatizado para melhorar a experiência do cliente. Esse movimento é percebido principalmente nos bancos tradicionais, que têm a maior participação de mercado.

Por isso, o atendimento automatizado para bancos é a solução que esse setor encontrou para atender esse perfil de consumidores conectados.

Afinal, eles procuram por agilidade e facilidade para poder resolver tudo direto do smartphone, sem precisar ir, fisicamente a uma agência bancária.

Sendo assim, separamos para você, as principais vantagens que as plataformas de atendimento trazem para os bancos. Confira!

1 – Atendimento automatizado para bancos multicanal

Ao contratar uma plataforma de atendimento, as instituições financeiras podem oferecer ao cliente diferentes canais de comunicação. Ou seja, o consumidor pode escolher o meio que preferir para resolver o seu problema.

Para os bancos, o benefício é ter todos os atendimentos reunidos em uma só plataforma. Deste modo, os operadores economizam tempo, pois, não precisam ficar acessando cada um dos canais.

Ou seja: todos os atendimentos ficam centralizados em um único lugar.

2 – Diversos atendentes em um único número

Talvez você não saiba, mas o WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros. Atualmente ele está presente em 99% dos celulares.

Sendo assim, o aplicativo de troca de mensagens se tornou um dos principais meios de comunicação entre as empresas e os clientes.

Por outro lado, o WhatsApp permite um único acesso. Mas com uma plataforma de atendimento, é possível que vários operadores atendam pelo mesmo número simultaneamente.

Assim, o atendimento automatizado permite a centralização dos atendentes em uma única tela.

Plataformas como o Mktzap oferecem API com o Whatsapp, o que possibilita ter vários consultores usando o mesmo número, sem que sua conta corra riscos.

3 – Atendimento automatizado para bancos reduz o tempo de espera

A principal vantagem da automatização de atendimentos para bancos é a redução do tempo de espera para ser atendido.

Assim, com a possibilidade de integração com chatbots, é possível automatizar parte das conversas entre o banco e os clientes, diminuindo consideravelmente o tempo médio de resposta.

Além disso, o chatbot funciona 24h por 7 dias da semana, automatizando também as atividades repetitivas e frequentes, como, por exemplo:

  • Informar horário de funcionamento;
  • Emitir boletos e documentos;
  • Transferir atendimento para uma área específica, etc.

Dessa forma, o tempo de espera por resposta é menor. Igualmente, a satisfação do cliente tende a aumentar.

4 – Tenha relatórios completos dos atendimentos

Ao centralizar os atendimentos em um só lugar é possível ter mais facilidade para obter dados sobre a operação. Deste modo, fica mais fácil tomar decisões importantes e também corrigir erros no atendimento.

Sendo assim, o recomendado é utilizar uma plataforma que ofereça relatórios completos dos atendimentos em uma única tela.

Assim, é possível acompanhar as métricas e metas sobre o seu atendimento. E, você consegue melhorar e entender os pontos de melhoria. Logo, tomar decisões mais assertivas é o resultado.

Agora que você já sabe as vantagens de contar com uma plataforma de atendimento automatizado para bancos, que tal conhecer na prática o Mktzap?

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