Assistentes virtuais: saiba como eles podem melhorar o relacionamento com o cliente

Assistentes virtuais: saiba como eles podem melhorar o relacionamento com o cliente

25 November 2020

Saiba como a Inteligência Artificial pode melhorar o relacionamento da sua empresa com os clientes através de assistentes virtuais.

Através da Inteligência Artificial (IA), é possível humanizar a tecnologia. As empresas encontraram nas assistente virtuais uma forma de “brand persona”. Ou seja, de personificar os valores e a cultura da empresa.

Sendo assim, as assistentes virtuais são o ponto de contato entre a marca e o cliente. Pode atuar, por exemplo, nas redes sociais, no suporte, nas propagandas, entre outros. Tudo isso através de uma ilustração ou figura 3D.

Na era das digital influencers, criar conteúdos contando histórias gera sentimento de empatia e proximidade com os consumidores.

Dessa forma, a tendência é de aumentar o engajamento. E também a lucratividade de forma geral. Além de gerar uma conexão.

A partir das assistentes virtuais, é possível criar estratégias de marketing direcionadas para esses objetivos.

Mas, para isso, é de extrema importância desenhar as características da sua persona de acordo com o perfil do seu público.

Assim, sempre que as pessoas se relacionarem ou virem sua assistente virtual, irão lembrar da sua marca. Por isso, é importante a linguagem, os valores e todo o restante transparecer nessa assistente.

Em vista de tudo isso, listamos 4 vantagens de criar uma assistente virtual para a sua empresa. E mais, iremos apresentar a Mika! A nossa avatar que se relaciona com o público da New Way. Vem conhecer!

Quais as vantagens das assistentes virtuais?

1 – Auxílio na Jornada de Compra do cliente

Como falamos anteriormente, as assistentes virtuais são o ponto de contato entre cliente e empresa. Ou seja, estão presentes em todas as etapas da jornada de compra. Desde a pré até o pós-venda.

Sendo assim, possuem múltiplas funcionalidades que agregam no sucesso da experiência do cliente.

Por essa razão, ao criar a persona é importante descrever suas características como se estivesse retratando um humano.

Pois são esses detalhes que farão diferença no atendimento. Além de garantir que o cliente se sinta próximo. 

2 – Redução de custos

Invista em plataformas de relacionamento digital com chatbots. Dessa maneira a sua assistente virtual ficará “responsável” por atender clientes com demandas repetitivas. Por exemplo, envio de boletos ou catálogos.

Consequentemente, com essa adoção, você irá reduzir os custos dos processos operacionais e reduzir a equipe.

Além de otimizar o tempo dos operadores responsáveis por problemas mais complexos.

Com isso, os clientes passam a ser atendidos mais rápidos. Sem que haja necessidade de esperar horas por uma resposta.

3 – Variedade no conteúdo

Através das assistentes virtuais, é possível utilizar diversos formatos de conteúdo

Isto é, usar a ilustração para comunicados internos e externos, anúncios de propagandas, entre outros. Ou até mesmo quadros exclusivos nas redes sociais. Além de vídeos informativos no Youtube ou nos stories, por exemplo.

Dessa maneira, os consumidores sempre irão associar e lembrar da sua marca.

Aqui vale reforçar a necessidade de destacar as suas características. Para então, estabelecer uma relação sólida com o seu público. 

4 – Multicanalidade

Como falamos acima, as assistentes virtuais estão presentes em diferentes etapas da empresa. Por isso, é importante que elas estejam em diferentes canais de atendimento.

Por exemplo, WhatsApp, Facebook, E-mail, WebChat, entre outros. Assim, você oferece ao seu cliente a liberdade de escolher o seu canal preferido.

Para isso, garanta que o consumidor receba o devido tratamento em cada um deles. Ofereça um treinamento a sua equipe se julgar necessário.

Conheça a Mika, assistente virtual da New Way

Há motivos de sobra para que a sua empresa invista em assistentes virtuais. Por aqui, já desenvolvemos a nossa e agora vamos apresentá-la!

A Mika é a nossa mais nova parceira. E atua em diferentes pontos da jornada de compra do cliente na New Way. 

Ela está presente em 2 times da empresa: Marketing e Customer Experience.

No Marketing, atua no primeiro contato com os leads. Ou seja, aqueles com potencial para se tornarem clientes. Além disso, tem um quadro nas redes sociais com dicas para os nossos parceiros e clientes. Fique de olho nas nossas mídias!

Já no time de Customer Experience, ela é responsável por solucionar todas as dúvidas da nossa solução.

A Mika tem um raciocínio rápido capaz de desvendar todas as suas necessidades. Para isso, utiliza uma linguagem super acessível, moderna e respeitosa. Além de um tom de voz descontraído.

Justamente por isso, não aceita mensagens com conteúdo ofensivo!

Ah, e além de tudo, é super bem-humorada. Possui respostas amigáveis para tudo o que é perguntado!

Confira a foto de quando a Mika recebeu o seu kit de boas-vindas. Oferecido para todos os novos parceiros da New Way!

Quer saber mais sobre como as assistentes virtuais funcionam? Baixe nosso e-book gratuito sobre chatbots!

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