5G no Brasil impulsiona inovações em atendimento com os chatbots

5G no Brasil impulsiona inovações em atendimento com os chatbots

15 May 2020

Atendimento ao cliente estará entre as áreas mais beneficiadas pela 5ª geração de redes móveis, com serviços mais ágeis e sofisticados para todos os consumidores

O Brasil verá nos próximos anos a implantação do 5G, uma nova tecnologia para redes móveis que representa uma evolução do 4G.

Já parou para pensar nos avanços que uma rede mais potente, veloz e inteligente, apontada como o próximo passo da banda larga sem fio, trará para o seu negócio e o relacionamento com seus clientes?

As expectativas são as melhores possíveis – entre elas, a expansão dos chatbots.

O 5G tem sido desenvolvido para suportar um volume cada vez maior de dados que circulam todos os dias entre bilhões de dispositivos sem fio que hoje estão espalhados pelo mundo – incluindo smartphones, tablets e computadores.

Na esteira dessa evolução, o atendimento ao cliente estará entre as áreas mais beneficiadas, já que a banda larga móvel será alçada a altíssimos padrões de velocidade, transferência de dados, cobertura e usuários conectados ao mesmo tempo.

Não há dúvidas de que isso ampliará muito as possibilidades da automação e, claro, do relacionamento digital.

Nesse post, você vai conferir:

  • O que o seu negócio pode esperar do 5G.
  • Como o 5G entregará mais personalização, agilidade e comodidade aos clientes.
  • Por que se preparar para essa mudança ao investir em soluções de atendimento.
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Revolução conectada

Só para ter uma ideia dos avanços, enquanto o 4G entrega uma velocidade média de cerca de 33 megabytes por segundo, estima-se que o 5G alcançará velocidades muito maiores, com potencial de chegar até 10 gigabytes por segundo.

Além disso, os tempos de conexão entre aparelhos móveis deverão ser menores que 5 milissegundos, bem abaixo dos atuais 30 milissegundos do 4G, e o número de aparelhos conectados por área deve ser 50 a 100 vezes maior – abrindo caminho para diversas aplicações do conceito de “internet das coisas”.

A tendência é que o 5G possa, inclusive, substituir até as redes residenciais de Wi-Fi no futuro.

Com tudo isso, o 5G impactará tanto o serviço de atendimento ao cliente quanto a experiência do consumidor.

Quanto maior a quantidade processada de dados, melhores são o nível de personalização e as experiências pelas quais os clientes poderão imergir.

Não é exagero dizer que a quinta geração de redes móveis abre um novo campo de oportunidades inimagináveis.

Com uma latência (o tempo que uma comunicação demora de um ponto ao outro) muito menor em relação ao 4G, os consumidores encontrarão uma solução mais rápida ao acessar um assistente de realidade aumentada do que aguardar pelo atendimento humano no telefone, por exemplo. 

Também será possível conversar por vídeo com um agente e compartilhar telas sem que haja instabilidade na conexão.

O 5G ainda irá potencializar as tecnologias utilizadas no atendimento para rastrear a experiência do cliente em tempo real, solucionando problemas antes mesmo que eles afetem sua rotina.

Atendimento otimizado

Todos esses avanços tecnológicos ajudarão a gerar benefícios práticos no atendimento, tanto para empresas quanto clientes.

O 5G ampliará os canais de relacionamento com os consumidores por meio de serviços mais sofisticados, além de aumentar o número de funcionários que trabalham de casa, reduzindo custos com infraestrutura e deslocamento.

Nas grandes cidades, onde a mobilidade urbana é um desafio, o vídeo provavelmente passará a ser um recurso amplamente utilizado no atendimento ao cliente.

Com menor latência, maior velocidade na comunicação e mais dados, também será possível acelerar a análise das informações para traçar tendências de comportamento.

Já há empresas de call center que planejam usar videoconferência com resolução 4K para oferecer suporte técnico ao consumidor em tempo real.

Com o vídeo, será possível utilizar a realidade aumentada nas interações com os usuários – por exemplo, para explicar o funcionamento de um produto de uma forma muito mais clara.

A multicanalidade também passará por um grande avanço, já que a rede móvel melhorará o serviço de voz sobre protocolo de internet (o chamado VoIP) e permitirá ao consumidor mudar de canal de atendimento de forma simples.

Por exemplo: será possível esclarecer uma dúvida instantaneamente com um atendente enquanto se faz uma compra online.

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Vantagens sem limites

Indo muito além do atendimento ao cliente, o 5G promete causar uma transformação positiva que irá superar e muito os limites da sua organização, gerando benefícios para toda a sociedade nos campos da sustentabilidade e da tecnologia.

A quinta geração de redes móveis deve consumir até 90% menos energia em todo o sistema em relação ao 4G e ainda permite a redução de custos operacionais – o que tornará a rede mais sustentável nos aspectos ambiental e econômico.

Com o 5G, quem souber aproveitar os sistemas de inteligência artificial e as pessoas em uma experiência integrada terá uma boa vantagem competitiva.

O tempo de latência reduzido possibilita a comunicação entre veículos autônomos, permite o desenvolvimento de sistemas de segurança que podem evitar acidentes automobilísticos e ainda possibilita a realização de cirurgias remotas por meio de robôs.

Por que investir agora na digitalização?

Essa revolução não será diferente na área de atendimento ao cliente.

Mas ainda que o 5G leve mais alguns anos para que esteja amplamente disponível para todos os consumidores, é muito importante investir desde já na melhoria da infraestrutura do seu negócio.

Todas as empresas serão beneficiadas com uma circulação mais ágil de dados, com a ampliação do trabalho remoto, com a agilização dos processos e com a elevação das receitas.

Contudo, sairão em vantagem somente aquelas que estiverem mais avançadas tecnologicamente quando a quinta geração de redes móveis chegar com força.

De olho nesses avanços, uma das melhores soluções disponíveis para automatizar já a partir de agora o relacionamento com o cliente são os chatbots da New Way.

A companhia desenvolve projetos específicos para que qualquer empresa possa contar com o avanço dos chatbots inteligentes, além de agregar humanização aos diálogos.

Confira algumas vantagens desse serviço:

  • Chatbots disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana.
  • Interagem por meio dos canais escolhidos pelos clientes, não importa quais eles sejam – chat online do próprio website, WhatsApp, Messenger e tantos outros.
  • Realizam atendimentos simultâneos, sem pausas ou interrupções.
  • Podem contar com o avanço de robôs dotados de inteligência artificial, o que ajuda a tornar as interações ainda mais personalizadas.
  • Integração com o MKTZAP e outras ferramentas de gestão (CRMs e ERPs).

Conheça mais sobre os chatbots no site da New Way e saiba como eles podem ajudar o seu negócio a se preparar para o futuro, além de otimizar as suas plataformas de atendimento.

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