A 4ª Revolução é a da tecnologia e inteligência

A 4ª Revolução é a da tecnologia e inteligência

12 March 2018

Uma grande transformação mundial está acontecendo, e as empresas precisam acompanhar o ritmo da chamada 4ª Revolução, pautada por tecnologia e inteligência. Mas como fazer isso?

Autor: Comunicação New Way

Toda empresa com foco em crescimento e competitividade já percebeu que não basta somente trabalhar muito para alcançar seus objetivos. Hoje, a velocidade também é fator determinante nesse processo.

Com a transformação digital e a chamada 4ª Revolução acontecendo, todos os negócios estão sendo desafiados, diariamente, a mudar, e a mudar com rapidez, muitas vezes de modo radical.

Mas como é possível acompanhar esse ritmo de mudanças? O que fazer para que a sua empresa não fique para trás diante de tudo o que está se transformando, o tempo todo?

Neste artigo, vamos falar sobre como empresas podem acompanhar o ritmo da 4ª Revolução, a Revolução Digital, a Revolução da tecnologia e da inteligência.

O que está mudando

Desde coisas elementares em nosso dia a dia, como a massificação dos smartphones, o pagamento de itens simples com cartão de crédito (em detrimento do papel moeda), passando pela maior relevância dos aplicativos de transporte, comida, lojas e viagens, até mudanças mais complexas em setores tradicionais da economia, como o automobilístico e o da educação… Tudo está mudando.

Até 2020, nossas interações com empresas deverão ser, em sua maioria, realizadas por meio de robôs, e não de pessoas. Muitos empregos desaparecerão. Outros deverão surgir.

Sua postura diante do novo

Tecnologias consideradas disruptivas, como a Internet das Coisas, Blockchain (relacionada às criptomoedas) e a Inteligência Artificial deverão mudar ainda mais nossas atividades diárias, o mercado de trabalho e os atuais modelos de negócio já nos próximos 5 anos. Isso é basicamente fato!

O que determinará o sucesso ou não de uma empresa nesse cenário é a postura adotada diante das novidades. É preciso ter foco nas oportunidades que essas tecnologias, aliadas à inteligência, trazem. É fundamental olhar para frente e não se lamentar sobre o que irá ser perdido ou, inevitavelmente, transformado.

As gigantes já acordaram

As maiores empresas da atualidade, como Amazon, Microsoft, Google, IBM e Facebook, estão concentrando grande parte dos seus recursos financeiros e humanos em Inteligência Artificial.

O desenvolvimento e aplicação de IA irá transformar a economia mundial, determinando o desenvolvimento ou o atraso de um país. E essa transformação começa dentro de cada empresa, nas mais variadas verticais de mercado.

Empresas de todos os portes precisarão investir

Em algum momento de um futuro muito próximo, empresas de todos os portes precisarão investir em inovação e em tecnologias como a Inteligência Artificial. Muitas empresas que não são gigantes, como as anteriormente citadas, já despertaram para isso.

Porém, ainda há grandes dificuldades em entender esse investimento em tecnologia não como algo pontual e descontextualizado de uma realidade macro, mas sim como um fator transformador de toda a empresa, desde seu planejamento estratégico, o modo como opera e seu posicionamento no mercado.

A inovação precisa, necessariamente, ser estrutural.

Como isso acontece na prática?

Investir em inovação não pode se limitar, por exemplo, à aquisição de um software para automatizar atendimentos, e ponto.

A inovação precisa ser discutida em todos os setores de uma empresa, desde os responsáveis por planejamento estratégico, passando por diretores, gestão financeira, marketing etc.

Cada passo rumo à inovação precisa estar “amarrado” aos objetivos de negócio, para que sua empresa não acabe “utilizando uma bazuca para matar uma formiga”, ou seja, para que as tecnologias não sejam subexploradas e acabem não trazendo os resultados que são capazes de trazer.

Diferentes empresas, necessidades específicas

Toda empresa que deseja acompanhar o ritmo alucinante da 4ª Revolução Industrial precisa fazer, o quanto antes, um diagnóstico preciso sobre suas dores e necessidades.

Cada negócio, mesmo que em um mesmo segmento, é único. Por isso, ao investir em tecnologias como Inteligência Artificial, vale a pena buscar não soluções prontas, com perfil genérico, mas sim conhecer e investir em softwares que integrem projetos maiores, customizáveis ao que você precisa.

Apoio no processo de inovação

A New Way é uma empresa especialista em soluções que utilizam a Inteligência Artificial, com projetos de implementação adaptáveis às necessidades de cada empresa, nunca perdendo de vista os objetivos de um negócio.

Temos um time de Estratégia Digital responsável por apoiar o investimento em inovação das empresas de modo responsável, com visão estrutural, integrando todos os níveis de processos e pessoas.

Nós podemos apoiar sua empresa com tecnologia e inteligência, para que você acompanhe o ritmo da 4ª Revolução com crescimento e excelentes resultados.

Troque uma ideia conosco.

Publicado em: 12/03/2018

Start Today!

Digitize your customer service and make communication with your customers. Schedule a demonstration and get to know our product.

MKtzap Logo
mktzap logo

Jobs

We're hiring!
Check our vacancies!