Saiba quais são as vantagens dos chatbots para bancos. E conheça quais já utilizam essa tecnologia.
Os aplicativos para dispositivos móveis dos bancos proporcionaram aos clientes facilidade nos atendimentos. Não é mais necessário esperar horas na fila para pagar um boleto, por exemplo.
Mas se o novo perfil do consumidor for analisado, isso só não basta. Por isso, os grandes bancos estão adotando o uso de chatbots.
De acordo com a Juniper Research, U$7.3 bilhões pode ser economizado em 2023 com custos operacionais utilizando essa tecnologia.
Além disso, ainda de acordo com a pesquisa, 79% dos atendimentos serão feitos pelos chatbots até 2023.
Os chatbots para bancos podem ser desenvolvidos tanto para os apps quanto para o WhatsApp.
Sendo assim, listamos alguns exemplos que as instituições financeiras podem utilizar.
É importante que você também leia o artigo: Tipos de chatbots – descubra o melhor para o seu negócio.
Confira quais funcionalidades os chatbots para bancos podem oferecer. Como resultado, facilitar a vida dos clientes!
O Pix é uma nova modalidade de transferência adotada pelos bancos. Tem como objetivo isentar as tarifas entre bancos. Além disso, transfere o dinheiro no mesmo instante.
Ou seja, você deve apenas cadastrar uma chave. Por exemplo, pode ser e-mail, telefone, CPF ou um número aleatório gerado pela própria instituição.
Além de todas essas facilidades, alguns bancos já estão disponibilizando essa opção via WhatsApp. Dessa forma, é possível cadastrar e realizar as transferências através do aplicativo.
Outra funcionalidade prática dos chatbots para bancos é retirar o extrato pelo celular. Ou seja, não precisamos pagar taxas para retirar os papéis no caixa eletrônico.
E em alguns segundos, você tem o extrato completo sobre todas as suas finanças. Além de detalhes sobre cada um deles.
A partir do momento em que os clientes de adaptam a utilizar o chatbot dos bancos, é possível enviar promoções de forma automática para todos eles.
É claro que aqui é preciso tomar cuidado com a frequência em que as mensagens são enviadas. Afinal, ninguém gosta de receber várias mensagens falando a mesma coisa.
No entanto, o disparo automático de mensagens facilita a vida tanto do cliente quanto do próprio banco. Já que agiliza os processos para ambos.
Já pensou em solicitar o saque pelo WhatsApp e ir ao terminal de autoatendimento apenas para retirar o valor?
Por isso, alguns bancos já estão disponibilizando essa alternativa. Basta você solicitar no aplicativo de mensagens. E no caixa eletrônico, inserir o código que recebeu.
Essa função é desenvolvida a partir da Inteligência Artificial (I.A).
Alguns grandes bancos já estão utilizando os chatbots. Dentre eles:
Demos algumas dicas sobre como os chatbots para bancos podem ser utilizados. Mas também recomendamos a leitura do nosso e-book para conhecer ainda mais essa tecnologia.