Tanto para agências de viagens, hotéis ou empresas de transporte turístico, é importante investir em um atendimento ágil e responsivo para se destacar no setor. Confira a seguir como e por que investir no chatbot no turismo!
Quem lida com atendimento no turismo sabe como a agilidade importa neste setor. Afinal, os viajantes precisam ter suas experiências otimizadas e geralmente buscam por soluções rápidas e atenciosas. Assim, o chatbot no turismo é uma tecnologia essencial para empresas investirem.
É comum ouvirmos turistas reclamarem da eficiência de empresas no meio turístico, portanto aderir a uma tecnologia é uma forma de proporcionar aos seus clientes uma outra experiência mais positiva.
Por isso, mostramos a seguir como investir na tecnologia pode mudar o rumo do seu negócio, começando com a implementação de chatbots no turismo. Vamos lá?
Um chatbot nada mais é do que um software que cria e gerencia conversas com clientes de forma rápida, prática e eficiente. Ele pode ser programado para ter conversas fluídas, organizadas e humanizadas, desde o começo até o final de um atendimento mais complexo.
E é possível programar um chatbot no turismo ou em qualquer outro setor para se comunicar de forma assertiva e rápida com consumidores, antecipando suas necessidades e organizando fluxos de atendimento rotineiros para cada área. Assim, o suporte digital que cada negócio oferece passa a ser muito mais amplo e eficiente.
Sendo assim, ter um chatbot é ter um canal digital de atendimento ao cliente mais moderno. Isso não apenas organiza toda a base de dados dos consumidores, como também oferece um suporte mais estruturado.
O chatbot no turismo pode ser aplicado em praticamente qualquer área do setor. Na hotelaria, por exemplo, é possível utilizar essa solução para cadastrar hóspedes automaticamente, assim como para reservar quartos, fornecer informações básicas e responder a dúvidas frequentes.
Além disso, ele expande o trabalho já feito na recepção, otimiza a rotina do pessoal e traz mais agilidade para os hóspedes.
Já para agências de turismo, por exemplo, um chatbot pode compartilhar as melhores informações personalizadas com clientes interessados em serviços específicos. Por exemplo: se o turista busca por pacotes de viagem e promoções, a Inteligência Artificial otimiza comunicações deste tipo.
Agora, se ele busca por informações sobre pontos turísticos ou dicas de restaurantes locais, também é possível engatilhar mensagens que forneçam essas informações ao cliente de forma fácil e ágil.
Outro setor que pode se beneficiar com chatbots no turismo é o de companhias aéreas ou empresas de transporte rodoviário. Já imaginou informar horários de viagens, preços de passagens, disponibilidades de lugares e condições da viagem?
O cliente consegue se comunicar, comprar e se preparar para sua viagem diretamente com o bot no canal de atendimento. Incrível, não é mesmo? Esse dinamismo que um chatbot proporciona é o diferencial de investir na transformação digital no turismo.
De forma geral, todo negócio nesta área precisa de um atendimento que colete os dados dos clientes de forma inteligente e agilize questões primárias, que vão desde tirar dúvidas sobre os serviços até realizá-los por completo.
E, na prática, isso acontece desde o primeiro contato do cliente com o chatbot de cada negócio até o pós-venda. O que possibilita automatizar também a coleta de dados sobre a satisfação dos turistas diante de alguns serviços prestados. É agilidade para os consumidores, praticidade e inteligência para os negócios.
O investimento em tecnologia em setores como o turismo proporciona diversas vantagens aos negócios, tanto de aperfeiçoamento dos seus serviços até a otimização da jornada dos clientes.
Por isso, quem não adere às novas tecnologias disponíveis no mercado acaba ficando para trás, perdendo clientes e dinheiro. Então, listamos a seguir alguns dos principais benefícios de investir em um chatbot no turismo. Confira!
O turista tem suas questões resolvidas com mais agilidade e praticidade, já que um chatbot pode estar disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, enquanto um agente de turismo ou um recepcionista nem sempre pode estar de prontidão para atender.
Melhorar o trabalho do pessoal de uma empresa de turismo é essencial. E todo negócio tem tarefas e processos de rotina, desde o check in de um hóspede no hotel até a venda de um pacote de passeios turísticos. Tudo isso pode ser feito via um chatbot no turismo!
Para todos os serviços digitais há uma coleta de dados essenciais que agiliza o serviço e também proporciona ao cliente a possibilidade de receber comunicações personalizadas aos seus interesses.
Seguindo as boas práticas previstas pela Lei Geral de Proteção de Dados (a LGPD), as comunicações entre o chatbot e o turista podem ser otimizadas para antecipar suas necessidades e melhorar sua experiência com a empresa de turismo. Manualmente, este trabalho seria custoso a um funcionário. Via tecnologia, todo mundo ganha!
Seja no turismo ou em qualquer outro setor, é importante investir na contratação de soluções de chatbots, como é o caso do Mktzap, da New Way.
Solução desenvolvida para humanizar o atendimento no turismo e levar sua performance para outro nível, o Mktzap é um software que integra diversos canais de atendimento em um só painel, programa comunicações e automatiza mensagens via chatbots.
Todas as mensagens podem ser pensadas para seguir fluxos do setor do turismo de forma personalizada e humanizada, de acordo com diálogos comuns entre atendente e hóspede, por exemplo. Além disso, o bot vai se aperfeiçoando conforme a realização de cada atendimento, proporcionando sempre uma experiência melhor e mais alinhada às expectativas do cliente.
Além disso, o Mktzap também oferece a multicanalidade e disponibiliza diversos acessos simultâneos a um painel integrado com tudo o que os vários atendentes precisam para trabalhar da melhor forma, já que a ferramenta também organiza conversas, dados e faz a gestão do fluxo de clientes.
Incrível, não é mesmo? Então não perca tempo e agende uma conversa com um de nossos especialistas para contratar o Mktzap e levar o seu negócio para um novo nível de expertise.