O uso do Chatbot como estratégia na comunicação

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O chatbot na comunicação pode melhorar e agilizar a conversão do seu cliente, oferecendo uma experiência de qualidade.

O famoso chatbot, conhecido também como “robô de conversação”, é um software que funciona em aplicativos de mensagens, interagindo com as pessoas de forma rápida e simples, como se fosse uma pessoa do outro lado.

Com o seu crescimento, muitas empresas estão aplicando eles em seus canais de comunicação, já que pode existir dois tipos, o primeiro é o chatbot de regra,que segue um fluxo e comandos já definidos, e o segundo é o chatbot de inteligência artificial, por serem mais complexos conseguem entender a linguagem natural.

Mesmo sendo ótimo para atendimento ao cliente, automação de serviços repetitivos e redução de custos, é preciso entender como ele será usado e o tipo de linguagem que ele terá, por isso para usar o chatbot na comunicação.

A importância do chatbot para a empresa

O chatbot é essencial para a marca devido aos grandes benefícios que dispõe, o mais conhecido dele é o atendimento ao cliente, o robô vai mandar mensagem, responder e interagir, com uma linguagem simples e podendo ser descontraída, e promovendo respostas rápidas e objetivas, guiando o cliente para solucionar sua dúvida.

Algo que destaca a comunicação é a capacidade de personalização do canal de comunicação, podendo ter avatar, cores que remetem a empresa. Uma personalidade, pode ser um diferencial da empresa.

A automação de processos repetitivos pode ser muito vantajoso,, pois a comunicação será cada vez mais ágil e qualificada, o que acaba diminuindo as chances de alguma falha ocorrer. Agora que sabe o porque ele é tão importante, separamos as 3 melhores estratégias de comunicação para chatbot a fim de que a experiência do seu cliente seja incrível.

3 melhores estratégias de comunicação para chatbot

  • Dê assistência na navegação

Como o chatbot colhe os dados do cliente, ele vai saber os produtos que mais podem interessar ou suprir as necessidades. Se o consumidor precisa de um notebook com capacidades para jogos, saiba mostrar as melhores opções para ele, assim ele não precisa perder muito tempo procurando nas vastas opções.

Quando a marca dá essa assistência, ela concede um atendimento rápido e simples, sem que o cliente perca muito tempo vagando pelo site, o que faz crescer a confiança na marca e vontade de querer voltar sempre.

  • Indicação de produto e serviço

Depois que o cliente estiver escolhido tudo o que ele precisa, aproveite o momento do checkout para oferecer algum produto a mais, como um fone de ouvido diferenciado para o celular escolhido, ou uma mochila para carregar o notebook que ele decidiu levar.

Analisando o histórico de busca do cliente, o chatbot pode indicar algo que já visto algumas vezes mas nunca levou, mas sempre de forma sutil, para que o consumidor não se sinta pressionado.

  • Ofereça mais opções para o cliente

Os clientes podem acabar desistindo da compra no meio do caminho, e é importante que a empresa faça o possível para evitar que isso aconteça. Os chatbots podem se dispor a ficar disponível o tempo todo durante todo o processo, para tirar dúvidas ou oferecer algumas ofertas.

Uma outra forma de o chatbot evitar o abandono do cliente, é devido a falta de opções de pagamento, então ele pode oferecer algo que se encaixe para o cliente, dessa forma, ele saberá que sua compra é importante e sua opinião é levada em consideração.

Os chatbots possuem um papel fundamental nas empresas e principalmente na comunicação, alinhar estratégias fazem com que as coisas dificilmente saiam do que planejado, e seu cliente irá comprar mais vezes, já que a comunicação está aperfeiçoada. Gostou das nossas dicas? A New Way é a solução digital que pode melhor te atender. Entre em contato e conheça nossos serviços.

 

 

 

 

 

 

Por: Gabrielle Aguiar

Newsletter
Receba novidades!