Chatbot: 5 principais vantagens para as empresas

Chatbot: 5 principais vantagens para as empresas

O Chatbot para empresas pode fazer com que a sua marca automatize processos e tenha uma personalização própria.

Atualmente os chatbots são adotados por diversas empresas, de pequeno a grande porte, podendo executar diferentes atividades. Sendo um “robô de conversação”, ele interage com o seu cliente, promovendo muitas vantagens para as empresas e experiências para os clientes.

Muitas vezes alimentados por inteligência artificial, o chatbot precisa de muito treinamento, e estar sempre preparado para lidar com qualquer situação.

O que é Chatbot?

Chatbot deriva da palavra chatterbot (chatter=falador e bot=robô), é um software que simula um ser humano na conversação com as pessoas. O grande desafio é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador. Já vivenciou alguma situação parecida?

Se você prefere se comunicar pelos meios digitais, provavelmente já conversou com um robô e não percebeu ou se percebeu, foi só após trocar várias mensagens. O grande desafio dos chatbots é se adaptar a experiência do atendimento, cultura e perfil do cliente. Com o avanço da inteligência artificial, os chatbots podem literalmente aprender com as interações e com as pessoas. Quanto mais o robô conversa com um consumidor, mais ele consegue processar automaticamente novas solicitações que não estavam programadas, aprendendo com seus erros para conseguir responder com eficácia em uma próxima demanda similar. Isso significa que o chatbot, aos poucos, conseguirá responder a questões mais complexas, trazendo agilidade para o atendimento e desafogando o trabalho dos colaboradores.

Para ficar mais fácil de entender como o Chatbot pode ajudar o seu negócio, listei as 5 vantagens em ter um Chatbot na sua empresa:

As 5 vantagens

Hoje, estamos diante de uma tecnologia acessível para que empresas  consigam utilizá-las para promover uma experiência incrível no atendimento ao cliente.

O resultado imediato disso é que as empresas reduzem o abandono de usuários que passam muito tempo na espera por um atendimento, com isso, é possível agilizar a interação com objetividade.

Além disso, os seus colaboradores ganham mais tempo de produtividade para aplicar seus conhecimentos de maneira mais estratégica e, eventualmente, para solucionar aquilo que os bots não resolveram por algum motivo.

As vantagens do Chatbot nas empresas são evidentes, conheça no detalhe cada uma delas.

  • Automação de processos

Aderir um chatbot na empresa pode ser muito vantajoso, principalmente na automação de processos, já que o processo de comunicação será cada vez mais ágil e qualificado, e o atendente não precisa lidar com processos repetitivos.

Pensando em outra situação, por meio de um chat automático em seu site, os chatbots podem abordar os visitantes para captar algumas informações relevantes para o setor de vendas, por exemplo.

Isso abre caminho para uma geração de leads econômica e eficaz, além de facilitar o trabalho dos consultores.

  • Atendimento Ininterrupto

Tudo bem que cada empresa tem seu horário de funcionamento, mas é importante saber que alguns dos seus clientes rodam seus negócios 24 horas por dia e 7 dias por semana.

O e-commerce fez algo que muitas lojas físicas eram impossibilitadas de fazer: funcionar 24 horas ininterruptamente. Já os bots deram um passo além, pois com eles é possível manter o atendimento em operação contínua.

  • Aumento de produtividade

Os chatbots podem ter diversas funções, interagir, gerar lead, agendamento, atendimento e guiar o cliente para o que deseja, além disso, o chatbot pode atender vários clientes ao mesmo tempo, dessa forma a produtividade aumenta.

Além da agilidade e eficiência, por meio de um investimento em tecnologia, sua empresa ganha em capacidade produtiva e na resolução de situações com menos custos.

  • Personalização

É possível a personalização do canal de comunicação para empresas com mais de um perfil de cliente e podem programar os chatbots para que eles interajam de uma maneira específica de acordo com o que os clientes mais buscam.

  • Agilidade no atendimento

Em todas as situações acima, que já falamos,  a agilidade no atendimento é comum entre eles.

Porém garantir agilidade e eficiência dificilmente vão fazer com o que cliente troque a sua empresa pela concorrência.

58% dos clientes nunca mais voltam a usar uma empresa depois de uma experiência negativa.

Já está mais que evidente que o chatbot pode facilitar a vida dentro da empresa e fora também, diminuindo processos repetitivos, melhorando o tempo de espera, auxiliando na jornada de compra do cliente, entre muitas outras vantagens.

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Por: Gabrielle Aguiar

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