Chatbot para Facebook Messenger: o software que pode facilitar sua vida

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Independente do seu negócio, os atendimentos aos clientes através do Facebook Messenger nunca ficou tão fácil.

Toda empresa quer que seus clientes tenham atendimentos de qualidade e que suas experiências sejam incríveis, mas como isso pode ser possível? Cada dia é mais comum que os atendimentos ao cliente seja através do chatbot por algum aplicativo, e o grande canal de comunicação da vez é o Facebook Messenger.

Essa rede social foi crescendo e o varejo de modo geral optaram por fazer seu atendimento através do Facebook Messenger. A forma prática facilitaria a vida dos atendentes, já que muitas pessoas hoje preferem usar mensagens para se comunicar ao invés de ligações, mas com isso vieram algumas dificuldades.

Às vezes o cliente fica muitos minutos, horas ou até mesmo dia esperando uma resposta, e isso desanimaria qualquer pessoa que tivessem tentando tirar alguma dúvida, seja sobre cardápio ou produto, e é aí que entra o chatbot.

 

Mas o que é o chatbot?

Ele é um software que funciona em aplicativos de mensagens, como o Facebook Messenger, interagindo com as pessoas de forma rápida e simples, como se fosse um humano. A palavra chatbot é uma junção de chat, que significa conversa, e bot fazendo referência a palavra robot (robô), daí vem um apelido “robô de conversação”.

O chatbot pode ser dividido em dois tipos, o primeiro é o chatbot de regra, ele segue um fluxo e comandos já definidos, sendo assim se a pessoa falar algo em que ele não está familiarizado, o software não saberá como agir.

Outro tipo, é o chatbot de inteligência artificial, por serem mais complexos conseguem entender a linguagem natural do ser humano e quanto mais dados tiver, melhor será a conversação.

 

4 vantagens em ter chatbot no aplicativo

Pelo fácil acesso, muitos clientes preferem recorrer a esse aplicativo para entrar em contato com o seu negócio e tirar suas dúvidas. Não é à toa que o Facebook Messenger é o terceiro aplicativo mais usado do mundo, de acordo com uma pesquisa americana.

  1.    Atendimento ao consumidor

O ser humano sofre com mudanças de humor dependo do dia, o bot não. Ele sempre irá tratar o cliente dá forma que foi programado, da melhor forma possível, dando uma experiência incrível e rapidez com as respostas.

  1. Suporte

Independente do tamanho da empresa, os clientes precisam ter total atenção, principalmente quando tiverem dúvidas ou problemas com algum produto ou quando buscam alguma solução.

Dependendo do tamanho do problema, o cliente pode ser transferido para um atendente e manter uma relação humanizada.

  1. Interação

Os chatbot podem trocar uma conversa até informal com o seu cliente para poder gerar uma relação e conhecer mais sobre ele, acumulando dados para que da próxima vez que o consumidor for conversar novamente, não precise repetir informações.

  1. Geração de leads

Justamente por acumular dados, os chatbot podem saber o que cada cliente gosta individualmente e preparar informações personalizadas, aumentando chances de venda, mostrando uma solução para a dor do cliente.

O uso do chatbot é bem simples e fácil, qualquer pessoa pode usufruir e o papel desse “robô” é viabilizar e facilitar o trabalho humano, facilitando seu atendimento ao cliente e aumentando suas vendas. Gostou dessa dica? A New Way é a solução digital que pode melhor te atender. Entre em contato e conheça nossos serviços.

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Por: Gabrielle Aguiar

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