Cultura e cocriação: alicerces da transformação digital

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A transformação digital não acontece apenas com o uso de novas tecnologias. Dar atenção à cultura e investir em cocriação também é fundamental nesse processo.

Autor: Comunicação New Way

Como já dissemos por aqui, a transformação digital é uma realidade, e as empresas que não acompanharem seu ritmo quase insano de mudanças acabarão desaparecendo.

Investir em novas tecnologias, procurar fazer mais com menos e estar aberto ao novo são prerrogativas de quem busca a competitividade e o crescimento.

Porém, será que a simples aquisição e implantação de novas soluções tecnológicas são suficientes para uma empresa se garantir no que exige a transformação digital?

Neste artigo, vamos falar da importância de dois elementos fundamentais que precisam estar aliados ao uso de novas tecnologias, e que juntos formam a base principal, os verdadeiros alicerces para que um empreendimento consiga realizar uma transformação digital efetiva, com resultados positivos reais.

Esses elementos são a cultura e a cocriação.

Mas o que vem a ser cultura?

No contexto de uma empresa, cultura são os valores, crenças, regras, hábitos e competências capazes de definir sua identidade organizacional, seus rumos dentro do mercado e, especialmente, no que – e de que maneira – essa empresa irá contribuir com o mundo.

Quando uma empresa tem dificuldades em encontrar e construir a própria cultura, e torná-la intrínseca a cada colaborador, ou então quando não está disposta a reexaminá-la e evoluí-la, qualquer investimento em estrutura e em novas ferramentas acaba não fazendo efeito, ou pelo menos, não atingindo todo o seu valor potencial, e a transformação digital não atinge um sentido mais amplo.

Como evoluir essa cultura em prol da transformação digital?

Empresas já inseridas em uma realidade digital possuem algumas características culturais em comum. Tais características são marcantes e acabam favorecendo toda a transformação estimulada com a implementação de novas soluções.

Conhecer essas qualidades e desenvolver um plano estratégico para aplicá-las apoiará a evolução da cultura organizacional do seu negócio, em prol de uma transformação digital real.

Dentre essas qualidades, destacamos:

  • Empresas já bem contextualizadas digitalmente estabelecem uma relação de confiança com clientes internos e externos por transparência, e não por autoridade;
  • Negócios que aliam tecnologia e cultura de inovação estimulam a liberdade de experimentar, em detrimento ao medo de errar;
  • Empresas datadas buscam controle e perfeição. Já as empresas da nova economia buscam evoluir estimulando conexões e interações;
  • Empreendimentos inovadores tem um modelo organizacional fluido, não preso à hierarquia.
  • Juntamente à toda nova aquisição tecnológica, pense sobre esses pontos mencionados, e avalie como a sua empresa se comporta sobre eles.

Cocriação aumenta o poder de transformação digital da sua empresa

A aquisição de uma nova tecnologia em nome da transformação digital pode render muito mais ao seu negócio quando há a disposição entre fornecedores e clientes em estabelecer um processo de cocriação. Ou seja: quando todos os envolvidos dispõem de seu tempo e energia para transformar um produto digital, com características basicamente técnicas, em uma solução que realmente vá gerar valor.

Encontrar a solução tecnológica que contribua efetivamente para o processo de transformação digital passa por essa cocriação. Por meio de interações frequentes entre um maior número de envolvidos, tanto de dentro da sua empresa quanto da empresa prestadora da tecnologia, é possível agregar muito mais à ferramenta inicial, criando coletivamente uma solução muito mais poderosa e completamente adequada à transformação necessária ao seu negócio.

Nesse processo, é fundamental não ter receio de errar ou de rever constantemente essa solução, afinal, com um mundo em exponencial evolução, esperar pela ferramenta “perfeita” pode significar nunca utilizar ferramenta alguma.

A cocriação é uma estratégia digital oferecida pela New Way

Em seu trabalho junto aos clientes, a New Way adota a cocriação sempre que nosso time de estratégia digital (ED) detecta, na etapa de imersão do processo de implementação de uma solução tecnológica, necessidades muito específicas relacionadas às soluções de relacionamento que oferecemos.

Em todos os diferentes segmentos em que atuamos (Educação, Call Center, Bancos, Saúde, Delivery, Varejo, entre outros), a cocriação estimula o trabalho colaborativo em projetos de customização, fazendo com que todos os envolvidos se sintam parte integrante da implementação de uma nova tecnologia, o que causa muito menos impacto negativo e desconforto em relação às mudanças nos modelos internos vigentes em uma empresa.

Consequentemente, além de um maior engajamento por parte das equipes envolvidas rumo à transformação digital, constrói-se uma solução muito mais facilitadora e robusta.

Nós acreditamos que aliar tecnologia, cultura e cocriação é o melhor caminho para a transformação digital. Quer saber como faremos isso pela sua empresa? Então converse conosco.

Publicado em: 22/11/2017.

Newsletter
Receba novidades!