Parcerias em tecnologia da informação: como elas podem ser importantes?

Parcerias em tecnologia da informação: como elas podem ser importantes?

Parcerias em tecnologia da informação podem ter papel determinante para o crescimento e sucesso do seu negócio.

Autor: Netto Bonatelli

A realidade de uma empresa implica inúmeras variáveis e necessidades que, quando somadas, tornam quase impraticável a autossuficiência. Nesse contexto, estabelecer parcerias é imprescindível para atender as demandas de um negócio, e consequentemente, promover seu crescimento e consolidação. Por isso, vamos tratar de como funcionam as parcerias em tecnologia da informação, e como elas têm papel determinante para quem busca sucesso.

Uma área em crescimento

Os investimentos em tecnologia da informação, segundo analistas do Gartner, devem atingir R$ 236,1 bilhões em 2017, um aumento de 2,9% em relação a 2016, segundo o próprio Gartner. Isso tudo num contexto de certa volatilidade cambial e, principalmente, de incertezas causadas pelo atual cenário político do país.

Esses números provam que, mesmo diante da crise, as empresas despertaram para a realidade de que a transformação digital é um caminho sem volta. Por isso, que investir em inovação é uma necessidade urgente para quem deseja manter-se competitivo e crescendo.

Parcerias em tecnologia da informação: como funcionam?

Hoje, uma boa parceria em tecnologia da informação vai além da simples consultoria, da detecção das necessidades e das propostas de soluções.

Após realizarem um diagnóstico, empresas parceiras em TI podem (e devem) assumir a responsabilidade total e/ou conjunta sobre a implantação ou redirecionamento de estratégias. Dessa forma, sobre a integração de sistemas, e o desenvolvimento e disponibilização de ferramentas práticas. Além disso, entre outras ações, que venham resolver problemas observados e evoluir cenários desejados.

Na verdade, o trabalho de consultoria em tecnologia da informação é, em si, apenas o início de todo o processo.

Dentre as principais atribuições das boas parcerias em tecnologia da informação, destacamos:

  • Realizar uma verdadeira imersão na empresa, trabalhando na identificação e no levantamento de suas necessidades;
  • Elencar os serviços e soluções em TI mais adequados à correção dos gaps, às transformações necessárias para potencialização dos resultados etc.;
  • Apresentar, conforme o que foi identificado, um projeto ou programa de atuação;
  • Certificar-se de que esse projeto ou programa está totalmente alinhado aos objetivos de negócio da empresa;
  • Definir se será preciso envolver os colaboradores da empresa em algum tipo de treinamento. Se sim, quando e de que forma esses treinamentos acontecerá;
  • Realizar todas as ações propostas, desde a implementação de soluções em tecnologia da informação, passando pelo acompanhamento sistemático, controle e apresentação de resultados.

Vantagens das parcerias em tecnologia da informação

Para diversas empresas, principalmente as de pequeno porte, é inviável ter e manter profissionais ou uma área de tecnologia da informação.

Times de TI costumam ser custosos. Além de questões de infraestrutura, como espaço, equipamentos e softwares, leva-se um bom tempo para adequar e treinar profissionais conforme a área de atuação e os objetivos do negócio.

Sem uma visão especializada, ausência de planejamento estratégico ou poucos recursos, há um sério risco de se investir em TI de forma equivocada, sem garantias mínimas de resultados.

Ao buscar parcerias em tecnologia da informação, as chances de erro diminuem consideravelmente.

Com um investimento bem menos custoso, o papel das parcerias em tecnologia da informação é garantir o apoio que a sua empresa precisa, aliado à corresponsabilidade pelo alcance dos objetivos definidos.

Isso, é claro, se você investir na parceria em tecnologia da informação com uma empresa séria, comprometida, com cases relevantes de transformação digital e sucesso em diferentes segmentos e verticais de mercado.

Como a New Way pode te ajudar?

Nós aqui da New Way temos orgulho em poder contribuir com diversas empresas, muitas líderes em suas áreas de atuação, com parcerias em tecnologia da informação.

Temos um Time de Estratégia Digital especializado em TI, superpreparado para realizar imersão, análise, diagnóstico, projeto, desenvolvimento, implementação, acompanhamento e controle de resultados.

Se você tem dificuldades em identificar de quais soluções em TI sua empresa precisa para alcançar melhores resultados, converse com nossos especialistas em Estratégia Digital.

Nós podemos te surpreender com nossa parceria em TI e transformar o seu negócio!

Sobre o autor:

Um empreendedor que acredita e busca inspirar foco, dedicação, empatia e humanização. CEO da New Way, com a missão de transformar o mundo por meio da inteligência em relacionamentos digitais. Apaixonado por velocidade. Alicerçado e guiado por Deus nos negócios.

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo