O que são Chatbots e como sua empresa pode usá-los para reduzir custos e satisfazer clientes.

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Aprenda como o futuro do atendimento se encaixa nos mais variados tipos de negócio e pode trazer grandes benefícios.

Autor: Comunicação New Way

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A melhoria de interação e relacionamento devem sempre ser uma meta a nortear qualquer empresa que lida com os clientes.

Os chatbots, hoje, são a forma mais eficiente e evoluída das empresas interagirem com seus consumidores, devido à rapidez e aplicabilidade dessa tecnologia.

Chatbots são programados para realizar atividades pré-definidas e gerar perguntas e respostas automáticas, capazes de estabelecer uma conversa real com o cliente.

Isso pode acontecer em diversos canais de interatividade, como o Facebook Messenger, WhatsApp e SMS, por exemplo, de forma que o cliente não precise perder tempo baixando aplicativos para realizar apenas um serviço específico, e sua empresa também não precise gastar com a criação desses apps.

Um dos pontos-chave dos chatbots é a alta personalização, podendo ser modificado para se adequar melhor ao serviço e à cara da empresa, aproximando-se cada vez mais da interação humanizada.

Benefícios para todos os segmentos

Em um serviço de call center, um chatbot pode agilizar o serviço, reduzindo custos da operação e aumentando a quantidade de clientes satisfeitos em pouco tempo. Isso sem falar que o bot nunca estará de mau-humor para atender as chamadas, mesmo aquelas em que os clientes não são muito gentis.

Um uso conhecido dessa ferramenta é feito por companhias de telefonia móvel. Para facilitar a interação com a quantidade enorme de clientes, os chatbots são utilizados para enviar mensagens com novidades, promoções e dicas, além dos atendimentos propriamente ditos.

Os consumidores hoje já sabem o que querem e buscam agilidade e objetividade na hora da compra, seja em um pedido de entrega de comida (42% desses pedidos são feitos online hoje), em uma compra de roupas online ou na utilização do SAC de uma empresa. Eles demandam um atendimento direto e sem horário de funcionamento.

Os chatbots são perfeitos para essas necessidades, já que viabilizam a disponibilidade do serviço por 24 horas, qualquer dia da semana, no melhor horário para o cliente.

Inclusive, a partir da primeira utilização do chatbot, esses robôs de atendimento podem coletar dados e se adequarem à maneira que aquele consumidor utiliza os canais de relacionamento das empresas, melhorando o atendimento específico e direcionando campanhas de forma mais assertiva, conforme a interação realizada e a presença do cliente por aquele meio.

Como criar um chatbot?

Primeiramente, você deve escolher os canais em que os clientes poderão acessar o seu bot, podendo ser Facebook Messenger, WhatsApp, SMS e Web chat. No caso do Facebook, é ainda melhor para a integração com a página da sua empresa.

Depois disso, você deve encontrar a funcionalidade do seu chatbot. Como ele pode te ajudar e agilizar alguns processos? Ele pode, por exemplo, facilitar vendas, cadastramentos ou realizar tarefas repetitivas no relacionamento com o cliente.

Agora é só definir a “personalidade” do bot e os tipos de pergunta que serão feitas para o usuário, definindo o caminho inicial pelo qual ele passará.

Dependendo do tipo de atendimento que o seu cliente demanda, todo o serviço pode ser realizado via chatbot. Em casos específicos, configurados de acordo com o seu negócio, esse atendimento poderá cair para que um humano o finalize. Sim, pois os chatbots não representam, necessariamente, uma substituição dos atendentes, mas um facilitador de caminhos para o cliente.

 

Novidades sobre os chatbots surgem todo dia, e você deveria ficar por dentro delas.

Se você ainda não tem um chatbot para auxiliar nos serviços da sua empresa, quer entender melhor como esse tipo de serviço otimizaria seu negócio, gerando redução de custos e maior satisfação de clientes, fale conosco.

A New Way poderá te ajudar nesta implementação.

12/05/2017

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